02 de março de 2022 as 13:43 / Assistência Social

1ª Conferência Municipal de Saúde Mental

No dia 18 de fevereiro foi realizada a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental. A atividade foi promovida pelos profissionais das secretarias municipais de Saúde, Educação, Assistência Social e do Cras Mãos Amigas.
A conferência promovida nas dependências do Cras teve como tema central: “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.
Na ocasião foi feito um breve histórico sobre a luta antimanicomial do país e a Lei da Reforma Psiquiátrica, que no ano de 2021 completou 20 anos. Também foi debatido propostas de melhorias nos serviços de saúde mental do Município, Estado e União, evitando retrocessos. Com o intuito de fortalecer e garantir as Políticas Públicas: o SUS e o cuidado da saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos.
O assunto saúde mental é tratado como prioridade, uma vez que a busca por atendimentos psicológicos aumentou muito, especialmente após o início da pandemia. A discussão e o desenvolvimento de ações específicas nesta área são fundamentais para garantir o efetivo atendimento das pessoas que precisam de ajuda.