08 de fevereiro de 2018 as 15:45 / Administração, Planejamento e Finanças

Reuniões com a Brigada Militar e com secretário do Estado discutem alternativas para segurança pública no município

A segurança pública é um assunto que preocupa todos; desde a comunidade até as autoridades e polícia. As ocorrências recentes têm deixado a Brigada Militar em alerta e os municípios preocupados. Devido a esta situação na última terça feira 06 de fevereiro o Capitão Cassiano Boscardin e o Major Ulisses Denardi da Brigada Militar regional visitaram a prefeitura de Tio Hugo para participar de uma reunião com o prefeito em exercício Geder Follmer. Na ocasião foram debatidas ações que possam contribuir para a redução do número de ocorrências policiais no município. Atualmente Tio Hugo, assim como outras cidades da região estão sofrendo com a proporção elevada de roubos, o que têm causado medo a comunidade. A Brigada Militar está atuando de forma muito intensa dentro das suas possibilidades para diminuir esses índices, no entanto, a redução do contingente policial no estado tem dificultado a situação.

Geder Follmer destacou que o Poder Executivo municipal busca há um bom tempo a chegada de novos policiais para a Brigada Militar do município. “Estamos em contato permanente com o estado para garantirmos a chegada de mais Brigadianos aqui em nosso município. Até o momento a tendência é que em breve a gente possa ter novidades, uma vez que com o fim da Operação Golfinho e a formatura de novos policiais o Governo do Estado deverá encaminhar mais homens para o interior do estado”, explicou o vice-prefeito. Durante a tarde desta quarta feira 07 de fevereiro, Geder esteve em Porto Alegre para participar de uma reunião na secretaria estadual de Segurança Pública com o secretário Cezar Schirmer. Nessa audiência os prefeitos dos municípios que compõe o Comaja – Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí – debateram a segurança pública regional, celebrando a adesão do consórcio ao Sistema Integrado de Segurança com os Municípios (SIM). O SIM prevê o desenvolvimento de ações conjuntas entre municipalidades da mesma região no combate a criminalidade. Uma das principais ações previstas no SIM/RS está no aperfeiçoamento de tecnologias já existentes nos órgãos participantes, como o uso inteligente das câmeras de videomonitoramento. Ainda durante a reunião, Geder Follmer solicitou o reforço do policiamento em Tio Hugo mais uma vez, realizando também o requerimento de envio de uma nova viatura para utilização da Brigada Militar tio-huguense, a fim de melhorar o patrulhamento e o atendimento a eventuais ocorrências. “É importante que a comunidade tio-huguense saiba que estamos na luta há um bom tempo buscando soluções para aumentar o contingente policial em Tio Hugo. O prefeito Gilso Paz e eu participamos em 2017 de inúmeras reuniões junto ao Estado para buscar alternativas na área da segurança. Sabemos que as negociações não são fáceis, mas estamos nos empenhando muito e em breve podemos ter boas notícias”, finalizou Geder Follmer.