A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
20 de fevereiro de 2015 as 14:02 / Geral, Saúde

Saúde: Ligações emergenciais devem ser feitas para o número 192 do SAMU

 

As chamadas para atendimentos médicos emergenciais em Tio Hugo sofreram mudanças. Na última semana, foi habilitado o número 192 do SAMU – Serviço de Atendimento Médico de Urgência, portanto, as ligações em casos emergenciais devem ser discadas para o número 192 e não mais para o número de celular da secretaria municipal de Saúde. O número 192 recebe ligações de telefones fixos, “orelhão”, e também de telefones celulares.

O secretário de Saúde de Tio Hugo, Lucio Bruinsma, explica que quando o cidadão discar 192 a ligação será direcionada para a central do SAMU, localizada em Porto Alegre. Neste momento, um médico atenderá e dará as primeiras instruções de socorro ao cidadão que está na linha. Na sequência, o médico transfere a ligação para a unidade do SAMU mais próxima, passando as instruções preliminares para a equipe que fará o atendimento in loco. “Esse procedimento é extremamente rápido, no entanto, pedimos que o cidadão que ligar para a emergência, passe o endereço do atendimento com clareza, para que a equipe do SAMU chegue até o local da emergência e realize o atendimento”, disse.

Lucio também salienta que o fato de um médico atender inicialmente o chamado de emergência é fundamental, para que os primeiros socorros sejam realizados de forma correta. “O médico na linha instruirá o cidadão que está solicitando atendimento. Além disso, as informações preliminares serão repassadas pelo profissional para a equipe de atendimento do SAMU, que chegará ao local da emergência ciente do que terá que fazer, seja na aplicação de medicamentos e no transporte do paciente até a unidade médica mais próxima”, finalizou o secretário.

 

Deste modo, a secretaria de Saúde faz o pedido, para que os cidadãos em caso de emergência liguem para o número 192, salientado que o SAMU atende 24 horas por dia os casos de urgência e emergência. Portanto, os munícipes devem ligar em caso de urgência para o 192 e não mais para 54 99711915, que era o telefone da secretaria de saúde que operava em sobreaviso. 


Notícias Semelhantes
Tio Hugo/RS
Rua Venezuela, 285 - CEP: 99345-000
Telefone: (54) 3338-9167
E-mail: gabinete@tiohugo.rs.gov.br
Expediente:
8:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00