03 de abril de 2013 as 16:40 / Administração, Planejamento e Finanças, Geral

Segurança Pública: Videomonitoramento garantirá mais segurança aos munícipes

O Prefeito Municipal de Tio Hugo, Verno Aldair Müller, juntamente com os prefeitos do Consórcio COMAJA (Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí) assinaram o termo de cooperação Técnico e financeiro para a instalação de câmeras de monitoramento de longo alcance. Os recursos irão contemplar um total de 29 municípios, participantes do consórcio, e serão garantidos através de um convênio entre a Iniciativa Privada e o Poder Público.

Na cerimônia realizada na quinta feira 28 de abril, na cidade de Ibirubá, estiveram presentes o secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Airton Michels, o presidente da Assembleia Legislativa do estado, Pedro Westphalen, além de outras autoridades estaduais.

Além da assinatura do termo, também foi realizada a posse da nova diretoria do COMAJA, onde o prefeito de Tio Hugo Verno Aldair Müller, atual presidente da AMASBI, será o vice-presidente.

De acordo com o Prefeito, a segurança pública é um dos seis eixos de atuação da presente gestão. A instalação de câmeras de videomonitoramento irão inibir a ação de delinquentes, que se sentirão intimidados por estarem sendo monitorados. “Além de coibir a ação dos meliantes, as imagens das câmeras auxiliarão a polícia no processo investigativo de qualquer espécie de delito”, cita Verno.

Uma central de monitoramento também será implantada no município. Isso possibilita que a cidade seja monitorada 24 horas por dia. Tio Hugo já foi vitima de assaltos a caixas eletrônicos por diversas vezes. Segundo o prefeito, a intenção é realizar uma força tarefa entre todos, para que sejam diminuídos os índices de criminalidade em toda a cidade. “Já realizamos uma reunião, e está sendo composto um grupo de trabalho entre poderes executivo e legislativo, Concepro, Brigada Militar e sociedade civil. Esse conselho busca atuar em diversas ações que envolvem o conjunto da segurança publica. Assim, a sociedade civil, lideranças, agricultores e classe empresarial, serão desafiados a participar de maneira efetiva neste processo”, finalizou Verno.

Verno Müller também prestigiou a inauguração da central de monitoramento da cidade de Ibirubá. A cidade localizada no Alto Jacuí servirá como exemplo para os municípios que serão beneficiados com o projeto de videomonitoramento.