08 de maio de 2013 as 10:37 / Geral, Governo Municipal

Dnit lança edital para a contratação de empresa que realizará estudos para duplicação da BR-386

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) lançou o edital de licitação para contratação de empresa que elaborará o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental – EVTEA, para duplicação da BR-386. O pregão eletrônico deverá ocorrer até o dia 8 de maio, sendo que a empresa vencedora da licitação terá 110 dias para finalizar o estudo.

De acordo com Prefeito Municipal de Tio Hugo, Verno Aldair Müller, esse é o primeiro passo para que a parte faltante da rodovia (Lajeado à Iraí) seja duplicada. “Estamos a mais de 2 anos nesta luta diária para que consigamos a duplicação da BR-386, e por isso a conquista desta etapa é de todos. Todas as lideranças públicas e privadas estão no mesmo barco, Deputados Federais, Estaduais, Prefeitos, Vereadores, Cooperativas, Coredes, Universidades, Sindicatos, Transportadores de Cargas e demais lideranças são conclamadas a continuar a participação nos processos que se seguirão. Esse estudo mostra que o sonho está mais próximo de se tornar realidade, mas continuaremos a batalha, para ver essa obra efetivamente concretizada. É de agradecer ao Governo Federal e Estadual pela sensibilização, e a nós cabe continuar o trabalho” Salienta Verno.

O prefeito também afirma que esse é o primeiro passo, e que para as outras etapas serem concluídas com sucesso, é imprescindível a união de todos. “Esse é o primeiro sinal que as nossas manifestações foram reconhecidas, no entanto devemos continuar unidos e mobilizados, para que esta obra saia do papel o quanto antes.” Cita Verno.

A BR-386 é a ligação mais importante entre a capital, Porto Alegre, e o Norte do estado. O contínuo desenvolvimento da produção agrícola e industrial das regiões Norte, Noroeste, Missões, Alto do Jacuí, Vale do Rio Pardo e Vale do Taquari elevou o fluxo de veículos pesados na rodovia. Sua duplicação, que é um dos projetos incluídos no PAC, vai permitir o escoamento dessa produção e auxiliar o crescimento econômico da região e do Rio Grande do Sul.