Os alunos das turmas do primeiro ao quinto ano da escola municipal Laurentino Machado de Tio Hugo visitaram o aterro sanitário da Companhia Rio-grandense de Valorização de Resíduos – CRVR – que se localiza as margens da BR-386 na comunidade de São José da Glória em Victor Graeff. A visita foi promovida através de uma parceria entre a empresa, a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Tio Hugo, a Emater e a escola Laurentino Machado. Além dos estudantes, também acompanharam a visitação algumas professoras da escola, o engenheiro agrônomo do município, Osvaldo Lima e o extensionista da Emater em Tio Hugo, Claudio Carvalho.
O aterro sanitário está instalado em uma área de aproximadamente 51 hectares e terá vida útil de 21 anos. A sua capacidade de recebimento e disposição final é de 700 toneladas de rejeitos por dia. Os estudantes conheceram a cadeia de destinação final do resíduo sólido urbano gerado nos municípios da região, e puderam aprender sobre a estrutura do aterro sanitário, impactos ambientais relacionados, tempo de vida, pós-uso do aterro e reutilização do biogás produzido pela decomposição dos resíduos. O engenheiro agrônomo Osvaldo Lima explica que esta atividade integra o projeto de Educação Ambiental que está sendo desenvolvido no município de Tio Hugo pelas Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente; Educação, Cultura, Esporte e Lazer e Emater. “A visita teve como objetivo conhecer todo o processo de destinação final do lixo, o funcionamento e gerenciamento do local, buscando informações práticas de preservação ambiental através da destinação adequada dos resíduos produzidos pelas pessoas”, frisou Osvaldo.
O grupo formado por 60 estudantes desenvolve na escola diversos trabalhos direcionados a educação ambiental, esta visita técnica demonstrou na prática algumas ações que podem ser executadas no dia a dia na separação e destinação correta do lixo. “É muito importante passar para essas crianças as atividades na prática, para que elas entendam o processo de reciclagem e a importância da separação correta de resíduos. Uma das melhores formas de passar adiante a consciência da preservação ambiental, é fazendo-a de forma efetiva”, finalizou.
No final da visitação foi plantada uma árvore no pátio da empresa CRVR, que simboliza a presença dos alunos de tio hugenses no local. As professoras e os estudantes avaliaram a experiência de forma muito positiva. Os organizadores dessa atividade diferenciada agradeceram a Companhia Rio-grandense de Valorização de Resíduos pela oportunidade e pela boa recepção. Certamente atividades como essa fazem toda a diferença no futuro e na vida dessas crianças, que estão executando na prática ações que promovem a preservação do meio ambiente.
