24 de abril de 2024 as 16:35 / Agricultura e Meio Ambiente

Patrulha Agrícola: Município adquire nova plantadeira

A Administração Municipal de Tio Hugo adquiriu uma nova semeadeira que será incorporada a Patrulha Agrícola da secretaria municipal de Agricultura.
A entrega do implemento foi realizada na manhã da terça-feira 23 de abril. O investimento para aquisição dessa plantadeira foi de R$ 127.000,00 (Centro e vinte e sete mil reais); Sendo R$ 78.571,43, oriundo da Consulta Popular 2022/2023 através do convênio do Município de Tio Hugo com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação. E o restante, R$ 48.428,57,complementado com recursos próprios, ou seja, contrapartida do Poder Executivo Municipal.
Conforme explica o prefeito Gilso Paz, a Patrulha Agrícola municipal dispõe de mais de 20 equipamentos, entre tratores, ensiladeira, plantadeiras entre outras implementos, que atuam diariamente nas pequenas propriedades do município, auxiliando os produtores rurais nas suas atividades. “Nos últimos anos investimos na renovação da Patrulha Agrícola, com a aquisição de novos equipamentos, que agregam qualidade nos serviços prestados para os produtores de Tio Hugo. Essa nova plantadeira chega para somar e acrescer mais eficiência no trabalho de plantio nas propriedades tio-huguenses”, disse Gilso Paz.
A nova plantadeira/semeadeira é preparada para a semeadura de grãos finos e graúdos, sendo composto por estrutura metálica com no mínimo 6 linhas para soja, 6 linhas para milho e no mínimo 13 linhas para trigo, aveia entre outras culturas de inverno. Distância entre linhas de plantio para soja e milho de 40 cm. Distância mínima entre linhas de plantio para trigo e aveia de 17cm.