A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
17 de março de 2023 as 11:08 / Agricultura e Meio Ambiente

Todos em alerta contra a gripe aviária

Com a confirmação de casos de gripe aviária em países da América do Sul, todo o Estado do Rio Grande do Sul e o Brasil estão em alerta para impedir a entrada dessa doença no país. As medidas preventivas contam com a intensificação da fiscalização em locais onde há a venda de aves vivas. Também há monitoramento de fronteiras e até mesmo o acompanhamento de aves migratórias.
A comunicação também é fundamental. Em caso de surgimento de casos suspeitos. A influenza aviária é uma doença viral altamente contagiosa e fatal para aves domésticas e silvestres com graves consequências ao comércio internacional. Os seres humanos também podem ser acometidos pela doença através do contato com aves infectadas. Mas não há risco de transmissão pelo consumo de ovos ou de carne de aves.
➡️ Recomendações aos produtores e criadores de aves de subsistência:
– Reforço das medidas preventivas nos estabelecimentos avícolas:
– Revisar as telas, passarinheiras, portões e cumeeiras dos galpões;
– Proteger fontes, caixas d’água e silos de ração do contato com aves de vida livre;
– Desinfecção de veículos na entrada e saída (atenção para a correta diluição conforme recomendação na bula);
– Realizar a troca de roupas e calçados para ingressar na unidade produtiva;
– Não permitir a entrada de pessoas alheias ao processo produtivo nas granjas;
– Criações de aves com acesso a piquetes ou pátios: recomenda-se o fechamento das aves em galpões ou galinheiros e a proteção de bebedouros e comedouros para que seja evitado o contato com aves de vida livre;
– Comunicar imediatamente a Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA) em caso de ocorrência de alta mortalidade (maior ou igual a 10% em 72 horas) ou da identificação de aves com sinais respiratórios, neurológicos ou digestórios.
➡️ Orientações à população
– Não manipular nem recolher as aves mortas ou moribundas;
– Adquirir aves somente em casas agropecuárias devidamente autorizadas;
– Comunicar imediatamente ao Serviço Veterinário Oficial a ocorrência de aves com sinais respiratórios, neurológicos, digestórios ou alta mortalidade, inclusive em aves silvestres.
Qualquer caso suspeito deve ser comunicado diretamente à Inspetoria de Defesa Animal, na secretaria municipal de Agricultura ou através do whatsapp (51) 98445-2033. A comunicação imediata de ocorrências suspeitas permite a aplicação de medidas de contingência, evitando a disseminação da doença em caso de ingresso no país.

Notícias Semelhantes
Tio Hugo/RS
Rua Venezuela, 285 - CEP: 99345-000
Telefone: (54) 3338-9167
E-mail: gabinete@tiohugo.rs.gov.br
Expediente:
8:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00