Diante do início de um novo ano letivo, foram promovidas reuniões de planejamento em escolas municipais que abordaram o tema “Educação Fiscal”. Os encontros aconteceram nas escolas municipais de ensino fundamental, Antonio Parreiras, Casemiro de Abreu e Laurentino Machado. Participaram das reuniões professores da rede municipal de ensino, a coordenadora pedagógica da SMECEL, Clarisse Gauer dos Santos e a disseminadora de Educação Fiscal, Caciane Roso Werkhausen.
Na oportunidade foram debatidas algumas ações que serão desenvolvidas em sala de aula, usando a temática Educação Fiscal. O objetivo desta iniciativa é levar aos estudantes o conhecimento sobre seus direitos e deveres fiscais enquanto cidadãos. “Este projeto incentiva o aluno a adquirir a consciência e a compreensão sobre a sua função socioeconômica. As ações sobre Educação Fiscal aplicadas nas aulas possuem o intuito de ensinar para os jovens a importância sobre tributos, impostos, emissão de notas fiscais, entre outros assuntos inerentes a esse assunto”, relatou Clarisse.
Destacou-se também, a importância do programa estadual Nota Fiscal Gaúcha e as sua vantagens. Uma vez que são realizados sorteios mensais de prêmios, inclusive em dinheiro, além de vantagens, tais como, desconto no IPVA e programas como Receita da Sorte e Receita Certa, que possuem o mesmo objetivo. Incentivar o cidadão a pedir a inclusão do CPF em notas fiscais emitidas por estabelecimentos comerciais e de serviços, podendo contribuir com o fomento da arrecadação de entes federativos e a consequente melhoria dos serviços públicos.
