28 de janeiro de 2019 as 10:27 / Assistência Social

Finalizada oficina de patchwork

Foi finalizada na tarde da quinta feira 24 de janeiro, a primeira oficina do ano, promovida pela secretaria municipal de Assistência Social, CRAS Mãos Amigas de Tio Hugo em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Soledade e o Serviço de Aprendizagem Rural – Senar-RS. Ao todo 15 mulheres participaram da oficina de Patchwork, produzindo inúmeros artigos tendo como matéria prima retalhos de jeans e outros tecidos. A capacitação gratuita com carga horária de 32 horas foi comandada pela artesã Marine Bresolin Cataneo que atua no Senar.

A culminância da atividade contou com a participação da secretária de Assistência Social, Arieli Cassia Leite, a representante do gabinete do prefeito, Valduze Back Vollmer e do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Vanderlei Kerber. As autoridades parabenizaram as mulheres participantes pelos belos trabalhos desenvolvidos durante a oficina. O êxito de atividades dá respaldo para que novas capacitações sejam promovidas no futuro.

Algumas das mulheres mostraram muita empolgação com o resultado das aulas; foram confeccionados tapetes, aventais, capas para garrafas térmicas e outros artigos. Além de produzir para embelezar as suas próprias residências, muitas desejam comercializar os produtos feitos com o objetivo de garantir uma fonte de renda extra.

A tradução literal de patchwork é “trabalho com retalho”. É uma técnica que une tecido, com uma infinidade de formatos variados, que contam também com outros acessórios, formando ilustrações que são incorporadas aos artigos feitos através do patchwork, como aventais, capas, tapetes entre outros.

As participantes avaliaram o curso como um grande sucesso, uma vez que os itens produzidos durante a atividade chamaram atenção pela sua beleza e qualidade.