23 de outubro de 2018 as 13:36 / Saúde

Dia D do Outubro Rosa contou com palestras para as mulheres do município

Durante a sexta feira (19) foi realizado o Dia D do Outubro Rosa. A secretaria de Saúde de Tio Hugo promoveu duas palestras (uma na manhã e outra na tarde) para instruir as mulheres e alertar sobre sintomas e características do câncer de mama. A atividade contou com excelente participação da comunidade que pôde sanar dúvidas e buscar novas informações sobre a importância de estar atenta a qualquer sinal de alteração, buscando rapidamente o atendimento médico.

Dezenas de mulheres participaram das palestrar conduzidas pela enfermeira Teresa Rodrigues. Com bom humor, Teresa trouxe detalhes sobre cuidados e principalmente sobre prevenção, uma vez que se descoberto no início o câncer de mama poderá ser totalmente combatido de forma eficaz. O posto de saúde foi decorado para este evento especial, a moradora de Tio Hugo Vanessa dos Santos que é consultora de beleza, atuou voluntariamente oferecendo trabalho de maquiagem para as participantes, demonstrando que a autoestima faz toda a diferença na vida das mulheres.

Algumas das presentes foram comtempladas através de sorteio com exames preventivos gratuitos, doados pela secretaria municipal de Saúde como forma de incentivo. A secretária Ana Silva explica que o município oferece amplo atendimento as mulheres, sobretudo porque a Unidade Básica de Saúde conta com atendimento ginecológico semanal, além dos trabalhos de coleta de preventivo (CP) e encaminhamento de mamografias que acontecem semanalmente também. “O mês de outubro é o símbolo da luta das mulheres na prevenção do câncer de mama, e enfatizamos que todas aquelas que necessitarem de atendimento ginecológico poderão nos procurar o ano todo”, disse.

A secretaria agradeceu de uma forma especial todas as mulheres que dedicaram o seu tempo para participar deste dia tão importante. Ana também agradeceu a enfermeira Teresa pelas palestras e a voluntária Vanessa dos Santos que trabalhou ensinando dicas de embelezamento para as mulheres que ficaram muito felizes. “A mensagem que fica é que todas nós devemos nos cuidar e estar atentas. Batemos sempre na tecla da prevenção, por isso é fundamental procurarmos atendimento quando necessário, até mesmo quando estamos no sentido bem. Os exames preventivos são vitais na vida das mulheres”, finalizou Ana Silva