13 de junho de 2018 as 15:33 / Administração, Planejamento e Finanças

Escolhidas as demandas que farão parte da cédula de votação da Consulta Popular 2018

Os dezesseis municípios integrantes do Conselho Regional de Desenvolvimento – Corede Botucaraí – estiveram reunidos na terça feira (12) para definir as demandas que farão parte da votação da Consulta Popular 2018. O secretário de Administração, Planejamento e Finanças, Paulo Cesar Pereira, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Claudir Machado, e conselheiros do município de Tio Hugo, bem como autoridades de toda a região participaram da audiência realizada em Soledade.

No processo de reuniões microrregionais os municípios escolheram em conjunto quais as suas áreas prioritárias para receber recursos. Essas definições foram levadas até a audiência amplificada que reuniu todos os municípios componentes do Corede e determinou quais as demandas farão parte do processo. As seis ações que formarão a cédula de votação da Consulta Popular 2018 na região do Alto da Serra do Botucaraí foram escolhidas através de sistema democrático.

Confira:

Nº 01 – SSP (Secretaria de Segurança Pública) = Reaparelhamento dos órgãos de segurança – Aquisição de equipamentos, viaturas, embarcações.

Nº 02 – SES (Secretaria Estadual de Saúde) = Aquisição de veículo para transporte sanitário: Ambulância, Vans, Veículo Leve.

Nº 03 – SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural) = Apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar.

Nº 04 – SES (Secretaria Estadual de Saúde) = Reforma e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde, vinculados ao SUS.

Nº  05 – UERGS = Programa de Modernização e Desenvolvimento da Educação Superior Pública – aquisição de equipamentos.

Nº 06 – SEDUC (Secretaria de Educação) = Laboratórios tecnológicos de aprendizagem para a educação profissional técnica de nível médio.

Neste ano a Consulta Popular trará um recurso de aproximadamente R$ 3.1 milhões para o orçamento de 2019. Na audiência foi definida também a divisão deste valor; estabelecendo-se que o montante será dividido entre as três demandas mais votadas, ficando 40% para a que tiver o maior número de votos e 30% para a segunda e a terceira respectivamente. O cidadão poderá votar em somente uma das seis demandas existentes na cédula. A Consulta Popular 2018 acontece nos dias 26, 27 e 28 de junho com votação através da internet no site vota.rs.gov.br ou por aplicativo que será operado através de dispositivos móveis habilitados pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento – Comude.