18 de outubro de 2017 as 14:30 / Saúde

Secretaria municipal de Saúde realizará o LIRAa em Tio Hugo

A Secretaria Municipal de Saúde de Tio Hugo informa a todos os moradores da cidade que dos dias 23 a 27 de Outubro será realizado o levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti (LIRAa) no município. A ação consiste na visitação a residências de diversos bairros para recolhimento de amostras rápidas de focos com água parada e do mapeamento de locais propensos a acumulo de água e que podem gerar criadouros de mosquitos. O número mínimo de avaliação é de 33% dos imóveis urbanos do município, ou seja, uma a cada três casas receberá visita da equipe da secretaria de Saúde que realizará o levantamento.

Desta forma, nestes dias citados acima as agentes comunitárias de Saúde e a agente de Combate a Endemias estarão executando o LIRAa em Tio Hugo, visitando as residências em todos os bairros da cidade. A secretaria municipal de Saúde salienta que este trabalho é extremamente importante, sobretudo pela proximidade do verão e das altas temperaturas que facilitam a proliferação demasiada do mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue e de outras doenças. Portanto, toda a população deve estar atenta a sua residência e a locais próximos da sua moradia que podem apresentar riscos. É solicitado a todos que recebam as agentes em suas casas, uma vez que este é um trabalho de prevenção da Dengue e de outras doenças transmitidas pelo inseto. Todos os cidadãos tio-huguenses possuem o dever de contribuir na prevenção evitando a formação de focos com a água parada. Em caso de alertas e denúncias o cidadão poderá entrar em contato com o departamento de combate a endemias através do telefone 3338-9210.