16 de agosto de 2017 as 11:47 / Educação, Cultura, Esporte e Lazer

Projeto Horta Escolar garante alimentos saudáveis na merenda dos alunos da escola Frei Clemente

Uma bela iniciativa tem garantido uma melhor qualidade na merenda escolar dos estudantes da escola municipal Frei Clemente de Tio Hugo.  O projeto “Horta Escolar” promovido pelas funcionárias da escola foi iniciado ainda em 2016 e segue neste ano em pleno desenvolvimento. A equipe mantém no pátio do educandário uma horta que produz legumes e verduras. De acordo com a diretora Maria Luisa de Góes Teixeira, a equipe da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente foi até o local para fazer os canteiros que posteriormente receberam as sementes. “Após a conclusão dos canteiros iniciamos o manejo da terra para na sequencia plantarmos as verduras e os leguminosos. Nossos cuidados com a horta escolar são diários e o retorno tem sido muito bom”, destacou Maria Luisa. A horta já produziu cenoura, beterraba, alface, salsa, couve entre outros que são utilizados diretamente na merenda escolar. A diretora da escola Frei Clemente explica que o intuito do projeto é sensibilizar a comunidade escolar da importância de consumir diariamente verduras e legumes livres de agrotóxicos, com foco voltado para o hábito de uma alimentação saudável. “Ficamos muito felizes em cultivar verduras e legumes que são aproveitados na alimentação escolar, sobretudo porque sabemos e valorizamos a importância da alimentação saudável na vida dos nossos estudantes. Agradeço a nossa equipe que atua aqui na escola e que trabalha para garantir a boa qualidade da Horta Escolar”, disse.

Como a escola Frei Clemente recebe crianças das turmas de Pré 1 e Pré 2, os alunos não participam do trabalho de manutenção da horta, no entanto, a expectativa é de ampliação do projeto que poderá chegar em outros estágios e consequentemente contar com o envolvimento de estudantes com idade maior. Ainda no âmbito da merenda escolar, a secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer realiza o trabalho de acompanhamento nutricional na rede municipal de ensino. Ou seja, a nutricionista do município organiza o cardápio da merenda em todas as escolas para garantir uma alimentação adequada a todos os estudantes do município.