21 de novembro de 2019 as 14:25 / Educação, Cultura, Esporte e Lazer

Projeto Letramento em Programação forma 19 alunos da rede municipal de ensino

A Secretaria de Educação de Tio Hugo promoveu a formatura dos estudantes que participaram do projeto “Letramento em Programação”. Ao todo foram formados 19 alunos das turmas do 6º ano das escolas municipais Antonio Parreiras e Laurentino Machado. Pais e familiares participaram do ato, e puderam acompanhar de perto os trabalhos desenvolvidos pelos jovens durante as aulas do projeto. O Letramento em Programação criado pelo Instituto Ayrton Senna é executado através da parceria entre a universidade IMED e o município. A proposta amplia a inserção dos alunos no universo digital utilizando ferramentas gratuitas de programação computacional. Ao programar e construir projetos com o uso da programação, os estudantes desenvolvem competências cognitivas e socioemocionais fundamentais para a vida no século 21, como criatividade, resolução de problemas e cooperação.

A secretária de Educação de Tio Hugo, Marilene Marquetti, parabenizou os alunos pela participação no projeto. Destacando também a dedicação do estagiário Lucas Bruinsma, contratado pelo município para ser o tutor dos estudantes. Lucas passou por uma capacitação e treinamento oferecido pela IMED para comandar as aulas do projeto, iniciadas em Tio Hugo no dia 04 de abril de 2019. “Ficamos muito felizes com a formatura desses alunos que se disponibilizaram para participar do Letramento em Programação. Agradecemos a presença dos pais e familiares, que puderam acompanhar o resultado obtido após mais de seis meses de aulas. Nosso agradecimento é estendido as diretoras Silvia e Denubia, e ao Lucas, estagiário que foi o monitor e responsável por comandar as atividades. Este é mais um projeto na área da educação que deu muito certo em nosso município, ficamos satisfeitos com seu resultado”, declarou Marilene.

Letramento em Programação:

Os 19 formandos do projeto em Tio Hugo foram divididos em grupos. Em aulas no laboratório de informática da escola Antonio Parreiras, eles trabalharam em turno inverso ao das aulas criando programações como jogos interativos e didáticos, que permitem o desenvolvimento de novas habilidades na área da informática. Essa iniciativa além de exercitar o lado intelectual no trato de plataformas interativas, também permite a inclusão digital, já que muitos dos estudantes não possuem computador em suas residências. Ao fim da formatura, os jovens apresentaram aos seus pais e familiares no laboratório de informática, os projetos criados ao longo do ano.