03 de julho de 2017 as 17:26 / Administração, Planejamento e Finanças

Gilso Paz e Geder Follmer participam de audiência pública que discutiu o reforço do policiamento na região

Crédito Foto: Portal Clic Soledade

O déficit de policiamento militar enfrentado pelos municípios do interior do Rio Grande do Sul mobilizou um grupo formado por prefeitos da região, que foram até Porto Alegre na quarta feira 29 de junho para participar de uma reunião com o secretário de segurança pública do RS Cezar Schirmer. Na ocasião, os líderes políticos da região do Alto da Serra do Botucaraí apresentaram mais uma vez os números da defasagem do policiamento na região, de acordo com o presidente da Amasbi – Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí Paulo Cattaneo prefeito de Soledade, os dados da 2ª Cia da Brigada Militar, que atende 12 municípios, apontam para uma redução de efetivo nos últimos anos que varia entre 56% a 75%. Todos são sabedores que estão em formação 1060 novos PMs, e diante disso a solicitação é que alguns desses sejam encaminhados para a região.  O prefeito de Tio Hugo Gilso Paz enfatiza que a busca pelo aumento do efetivo policial nos municípios é uma luta conjunta de todos os prefeitos, diante do eminente crescimento da criminalidade no estado. Para o líder do Executivo tio-huguense a formação de novos policias é a saída para que os municípios mais necessitados tenham o tão esperado reforço no policiamento. Atualmente Tio Hugo contra com três policiais, no entanto um está afastado por licença e, portanto, dois apenas atuam no município. “Estamos em contato permanente com o estado para aumentar o policiamento em Tio Hugo. O ideal seria a vinda de mais dois ou três policiais militares o que garantiria um aumento de contingente satisfatório para nosso município”, planejou Gilso.

O secretário Schirmer disse compreender a situação e que esta problemática atinge vários municípios gaúchos. “Nossa estratégia é de a partir de julho ter em cada município pelo menos 3 policiais militares, com previsão para chegar até o final do ano com 5 brigadianos lotados, especialmente, nas cidades menores”, garantiu. A defasagem no quadro da segurança pública, segundo o secretário, vem se acumulando ao longo dos anos. “Esta queixa não é somente de vocês, mas conforme dados apurados, houve uma redução de 3,9 mil servidores entre 2013 e 2016. Estima-se que até 2018, aproximadamente 5 mil policiais poderão se aposentar”, informou. Schirmer ainda justificou que neste primeiro momento, o foco da Secretaria de Segurança Pública do Estado é trabalhar fortemente para combater o crime em 21 municípios que possuem os maiores índices de criminalidade. Além do prefeito de Tio Hugo o vice Geder Follmer também participou da reunião, assim como gestores, vereadores, lideranças políticas, sindicais, de entidades e clubes de serviços dos municípios de Soledade, São José do Herval, Fontoura Xavier, Barros Cassal, Espumoso, Alto Alegre, Mormaço, Nicolau Vergueiro e Ibirapuitã.

Contribuição – Portal Clic Soledade – RS