30 de janeiro de 2017 as 16:37 / Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Geral

Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer prepara as escolas para o início do ano letivo

A secretaria municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Tio Hugo, está trabalhando intensamente para deixar tudo pronto para a volta às aulas na rede municipal de ensino, que está prevista para o dia 13 de fevereiro. Inicialmente, as escolas municipais, Laurentino Machado, Casemiro de Abreu e EMEI Arlindo Kerber, passam por obras de melhorias, em salas de aula e em acessos, bem como retoques na pintura. Essas intervenções pontuais fazem parte das adequações que a SMECEL está realizando para receber os estudantes da rede municipal de ensino, uma vez que neste ano de 2017 a composição das escolas municipais passará por mudanças significativas, com o remanejo de turmas do ensino infantil e fundamental. A mudança principal acometerá a escola Laurentino Machado, na comunidade de Linha Machado, que receberá turmas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. De acordo com a secretária de educação de Tio Hugo, Marilene Marquetti, o educandário receberá os alunos do 5º ao 9º ano no turno da manhã, e os estudantes do 1º ao 4º a tarde. ”Os estudantes matriculados na Laurentino Machado são residentes das comunidades de Linha Graeff, Passo dos Camargos, Linha Machado, Gramado dos Paz e proximidades. A escola fica mais próxima de suas casas, e consequentemente o tempo de deslocamento até o local é menor. Isso representa uma quilometragem menor do transporte escolar, que antes levava os alunos dessas comunidades até os colégios mais distantes como a Casemiro de Abreu”, explicou Marilene. A escola Frei Clemente que fica na comunidade de Linha Graeff receberá os alunos das mesmas comunidades, que estudarão nas turmas do Pré 1 e Pré 2 no turno da tarde.

As escolas municipais Antonio Parreiras, Casemiro de Abreu e a EMEI Arlindo Kerber também terão modificações no seu quadro de turmas. A Antonio Parreiras contará com turmas do 2º ao 9º ano no ensino fundamental, com aulas de manhã do 5º ao 9º ano e a tarde do 2º ao 4°, e receberá alunos que moram na área urbana e em comunidades próximas. A escola Casemiro de Abreu no Polígono do Erval terá turmas do Pré 1 e Pré 2 em turno integral, além do 1º ano, recebendo alunos de 4 a 6 anos. A EMEI Arlindo Kerber, Creche municipal, atenderá a educação infantil, crianças de 0 a 3 anos, com turmas de berçário e maternal. Marilene Marquetti destaca que essa reformulação na distribuição de turmas nas escolas foi aprovada pelo Conselho Municipal de Educação, e tem como objetivo dar mais comodidade aos estudantes, que irão a escola mais próxima da sua comunidade, sem grandes deslocamentos. Além disso, o trajeto do transporte escolar será reduzindo, ocasionando a redução de gastos do município. A secretária revela que a rede municipal de ensino de Tio Hugo conta com cerca de 502 alunos, somando educação infantil, séries iniciais e finais do ensino fundamental. “Essas mudanças serão úteis, pois fazem parte de um planejamento realizado pela administração municipal, SMECEL e conselho municipal de Educação, e as ações planejadas possuem o intuito de melhorar o serviço público educacional oferecido a comunidade”, pontuou. A escola Reinoldo Born sede do Polo da Universidade Aberta do Brasil em Tio Hugo, neste ano não receberá alunos da rede municipal de ensino. A escola Antonio Parreiras continuará como sede do Ensino Médio de Tio Hugo, com aulas durante a noite.

Pra finalizar a preparação, todas as escolas passarão por uma desinsetização que elimina e previne a ação de insetos e roedores. No dia 13 de fevereiro os estudantes tio-huguenses serão recebidos nas suas escolas da melhor maneira possível, para que todos possam ter um grande ano letivo. A secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Tio Hugo deseja a todos os alunos da rede municipal de ensino uma boa volta ás aulas.