28 de abril de 2016 as 15:05 / Agricultura e Meio Ambiente, Geral

EMATER Ascar entrega o relatório das atividades de 2015 ao Executivo municipal

No início deste mês de abril o chefe do escritório da EMATER/RS Ascar de Tio Hugo Claudio Carvalho entregou ao prefeito Verno Aldair Müller o relatório municipal de atividades de assistência técnica e extensão rural e social do escritório de Tio Hugo no ano de 2015.

O relatório engloba as atividades desenvolvidas de forma integrada e participativa com as comunidades, grupos e associações rurais do município o qual é atendido pela instituição. A execução das diversas atividades citadas no documento foi consolidada devido a ampla parceria do Poder Executivo de Tio Hugo com a EMATER/RS Ascar, com entidades estaduais e também com os produtores rurais do município que convergiram com a missão das instituições que é promover o desenvolvimento rural e sustentável no estado do Rio Grande do Sul.

De acordo com o Claudio Carvalho entre as dezenas de ações executadas em 2015 as de maior destaque foram as voltadas para a Bovinocultura de leite; com atividades relacionadas à melhoria da qualidade do leite, irrigação de pastagens, implantação de forrageiras e manejo do rebanho, além da manutenção do solo em diversas propriedades, sendo executado a descompactação de solo, melhoramento da cobertura do solo, correção da acidez, fertilidade e adubação. “Desenvolvemos também atividades voltadas para a Irrigação consolidando a implantação de projetos de irrigação, e assistência técnica aos agricultores com o sistema já instalado. Na área de Agroindústria Familiar oferecemos o assessoramento técnico na implantação, regularização, comercialização e boas práticas de fabricação de produtos coloniais. Disponibilizamos também o crédito rural com a elaboração de projetos de crédito para os agricultores e atuamos no acompanhamento e auxílio contínuo das famílias que fornecem alimentos para a merenda escolar”, enfatiza Claudio.

O prefeito Verno Aldair Müller destaca a parceria do município com a EMATER/RS Ascar que perdura por anos e que sempre atuou auxiliando os produtores rurais com o intuito de fomentar o desenvolvimento rural. “O desenvolvimento do campo sempre foi prioridade no nosso governo, e através de parcerias como essa é que conseguimos atingir nossos objetivos. Os produtores rurais de Tio Hugo tem a sua disposição diversas ações que buscam oferecer o amparo necessário para que a sua propriedade e sua produção evolua”, disse.

Neste ano de 2016 a parceria entre o município e a instituição segue o mesmo rumo, com ações que já são executadas.