15 de dezembro de 2016 as 12:14 / Administração, Planejamento e Finanças, Geral

Assinado contrato para restauração e manutenção de rodovias da região

Na quarta feira 30 de novembro o prefeito de Tio Hugo, Verno Aldair Müller, esteve no Palácio Piratini casa do governo gaúcho, onde acompanhou a assinatura do Contrato de Restauração e Manutenção de Rodovias – Crema. O documento assinado pelo governador José Ivo Sartori e o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, é dividido em dois lotes, Crema Passo Fundo/Cruz Alta, com extensão de 233,19 quilômetros, passando pelas rodovias ERS-142, RSC-153, ERS-223,ERS-332 E BRS-386. O segundo Crema Passo Fundo/Palmeira das Missões, conta com 315,14 quilômetros nas ERS-129, RSC-153, ERS-324, ERS-404, ERS-406, ERS-463 E ERS-569. As obras envolvem 32 municípios da região e contemplam 548,33 quilômetros com investimento de R$ 239.569.009,45 milhões, oriundos de financiamento obtido junto ao Banco Mundial.

Verno Müller destaca que a celebração deste contrato será muito importante para a nossa região, pois as RS’s 153 e 223 receberão vultosas obras de restauração, e o termo prevê ainda a manutenção das rodovias por um período de 5 anos. “A RS 153 e a 223 possuem intenso movimento, pois ficam em uma região de grande produção, e ligam áreas importantes do estado. Temos que considerar ainda, que o número de ônibus com estudantes universitários e de veículos com pacientes também é intenso, já que Passo Fundo é um polo universitário e também é destaque no desenvolvimento da saúde. Essa melhoria de condição nas rodovias está diretamente ligada ao bom desempenho do seu fluxo”, explicou.

Ainda de acordo com o líder do Executivo municipal, o investimento nas rodovias estaduais, 153 entre Tio Hugo e Passo Fundo, e 223 entre Tio Hugo e Ibirubá supera a marca de R$ 100 milhões. “Inicialmente estes trechos das rodovias mencionadas ficariam de fora do Crema. No entanto, diante desta informação iniciamos um intenso trabalho de articulação junto ao Governo do Estado através do secretário de Transportes Pedro Westphalen, para que a 153 e a 223 fossem incluídas neste contrato. As nossas frequentes conversas deram resultado, e ficamos muito felizes pela assinatura deste contrato que trará a nossa região, rodovias em bom estado de conservação. Temos que agradecer ao governador e o secretário pela atenção conosco”, finalizou Verno Müller.

O secretário dos Transportes ressaltou que a meta é de entregar ao Estado estradas em ótimas condições. \”É fundamental para que ações como estas tenham continuidade, a composição das mudanças apresentadas pelo governo\”, afirmou.

Responsável pela execução das obras, o Daer executa a recomposição do asfalto das rodovias, para que ele volte às condições normais e ofereça segurança de tráfego, solucionando problemas de sinalização ao longo dos cinco anos do contrato.