13 de agosto de 2015 as 13:21 / A Cidade, Geral

Novo sargento assume comando da Brigada Militar em Tio Hugo

As ações desenvolvidas pela Brigada Militar em Tio Hugo devem ser aperfeiçoadas. Desde junho deste ano, um novo sargento assumiu o comando da BM tio-huguense. O 1º sargento de Polícia Militar, comandante do 4º GPM de Tio Hugo, Marcos Rogério Geremia, é oriundo do Setor de Inteligência Policial da Secretaria de  Segurança. Com 26 anos de serviço e cursos em formação policial, inteligência, Policiamento Rural e polícia comunitária com foco em pequenas cidades interioranas, ele coordenou os Territórios de Paz de Passo Fundo em 2014.

“Estamos trazendo toda essa experiência para cá, com uma nova proposta de polícia ostensiva. O objetivo é buscar proximidade com a comunidade para trabalharmos segurança pública e promover ações de engenharia social em conjunto com outros órgãos, com a intenção de incluir a comunidade no processo de segurança pública”, comentou Geremia. Ele relata que, em breve, devem ser promovidas reuniões comunitárias para estabelecer diálogo direto com a população e criar um ambiente propício para que os munícipes sintam segurança quanto ao sigilo da fonte para denunciar possíveis criminosos que possam estar atuando no município. “Queremos dar paz e harmonia social para que as pessoas possam exercer uma vida e atividades tranquila”, afirma.

A respeito do efetivo policial, o novo comandante pontuou que há policiamento em quase as 24 horas no município. “Nosso efetivo atual contempla todo espaço de tempo, as 24 horas de serviço, mas estamos buscando trazer novos policiais para que seja possível reforçar ainda mais as ações e inibir a ação de criminosos”. Geremia relata que recentemente a Câmara de Vereadores enviou um projeto de auxílio aluguel para novos policiais que queiram vir residir e trabalhar em Tio Hugo. As câmeras de vigilância que estão sendo instaladas pelo Executivo também irão, na opinião do sargento, auxiliar na inibição de criminosos e apuração da autoria de crimes.

Além dos problemas normais de municípios do interior, a localização estratégica de Tio Hugo é outra peculiaridade analisada pelo sargento, mas a parceria com diferentes órgãos da comunidade e ações de inteligência buscarão inibir a ação de criminosos. Recentemente, o BOE prendeu uma quadrilha na localidade de Gramado dos Paz, interior tio-huguense. Foram detidos três criminosos que mantinham no local uma base de operações para o tráfico de drogas e furtos na região. Outra ação recente foi a recuperação de um veículo, em Tio Hugo, que havia sido furtado em Passo Fundo por três meliantes e estaria sendo usado para furtar uma empresa no município tio-huguense. “Iremos trabalhar, também, em conjunto com a BM de Ibirapuitã, o 3º BOE de Passo Fundo e a Polícia Civil, criando um círculo de contatos que nos permitam ampliar nosso campo de visão”, projetou.

Conforme a Associação dos Policiais Militares do RS, APM/RS, a Brigada Militar tem defasagem de cerca de 50% no efetivo. Estima-se que o efetivo necessário para a corporação é de 33 mil policiais, mas atualmente o policiamento possui somente 17 mil brigadianos no Estado. “É importante que a comunidade saiba que a BM está atuando, estamos tentando fazer com que a região não seja um local cômodo para a ação de meliantes, ainda mais por ser próximo a centros como Passo Fundo”, ponderou o novo comandante. O fone de contato da BM de Tio Hugo é o (54) 3338-9214 ou o 9952-8634.