08 de maio de 2015 as 10:56 / Geral, Governo Municipal

Prefeito Verno garante bons resultados de viagem a Brasília

Durante viagem a Capital Federal entre os dias 27 a 29 de abril, o Prefeito de Tio Hugo Verno Aldair Müller tratou de diversos assuntos, entre eles, sobre as tramitações de recursos ainda a serem pagos ao Município, a busca de outros, e inclusive sobre a parceria com a União da instalação do SAMU em Tio Hugo.

No Ministério da Saúde, Verno participou de uma reunião juntamente com outro prefeito gaúcho, Tiago Zanotelli, de Fontoura Xavier, onde a pauta do encontro foi sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU . O objetivo das lideranças gaúchas é a pactuação com o Governo Federal do importante serviço prestado a população, que recentemente saiu de operação por ordem do Governo do Estado do RS, de cerca de dezesseis municípios, entre eles, Tio Hugo e Fontoura Xavier. De acordo com Verno Müller, o desafio foi lançado dentro do Ministério da Saúde e o próximo passo é aguardar o retorno deste projeto que será analisado pelo Governo Federal dando cabíveis possibilidades. Ele garante que será um processo longo, mas que os municípios buscarão os meios admissíveis para agilizar o processo.

Em outra agenda, Verno obteve a garantia da aquisição de mais um trator agrícola para Tio Hugo. O recurso de R$ 100 mil reais foi obtido através de emenda parlamentar do deputado Federal Giovani Cherini (PDT/RS), o qual será destinado à patrulha agrícola mecanizada da secretaria de Agricultura Municipal. A aquisição ainda conta com mais contrapartida do Poder Executivo. Ainda, foi articulada a primeira parcela de outra emenda parlamentar de Cherini, esta no valor de R$ 240 mil reais que será investido em pavimentação de ruas do Bairro Sippel. O município já recebeu a ordem de início das obras, investirá em contrapartida e ainda terá de buscar o apoio da comunidade do Bairro para a finalização da obra que possui um custo de cerca de R$ 344 mil reais. A grande parceria do representante da bancada gaúcha no Senado, contou também a destinação de outra uma emenda no valor de R$ 300 mil reais que contemplará a pavimentação da Rua Scharlau, no Bairro Boa Esperança.

No Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE tratou-se do convênio que Tio Hugo obtém com o órgão de uma Quadra Coberta que está em fase de conclusão. O pleito é de um total de R$ 510 mil reais, e apenas 380 mil foram repassados ao Município. Verno buscou agilizar o restante do pagamento.

Finalizando a agenda no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – DNIT, Verno esteve representando a comissão Pró-Duplicação da BR 386. Nesta reunião foi dada a abertura através do apoio da bancada federal gaúcha para a licitação do projeto de engenharia, trâmite posterior à licitação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental – EVTEA. O deputado Federal, Giovani Cherini, também acompanhou a oportunidade sendo um líder extremamente considerável para discutir o assunto.