Secretário da Saúde participou de encontro que tratou sobre o enfrentamento da Dengue
Na cidade de Santo Ângelo, no dia 8 de abril, aconteceu o Encontro da Região Noroeste para Enfrentamento da Dengue. O secretário de Saúde do município de Tio Hugo, Délcio Wiedthauper, juntamente com a agente de Endemias, Vera Bertizzolo, participaram do evento. O encontro foi promovido pela Secretaria Estadual de Saúde – SES-RS, para traçar estratégias de combate à dengue em conjunto com os municípios afetados.
No encontro foram debatidas todas as questões referentes à doença e alguns municípios repassaram experiências eficazes no combate ao mosquito Aedes Aegypti, sendo que todos referenciaram a mobilização da sociedade como ação principal.
Segundo dados da SES-RS (Sinan on line), até a semana epidemiológica 13/2015 (04/01/2015 a 04/04/2015) foram notificados 973 casos suspeitos de dengue e confirmados 179 casos, sendo 43 importados e 136 autóctones. O estado registrou o primeiro óbito por dengue, no município de Santo Ângelo, cujo paciente teve início dos sintomas na semana 11.
Tio Hugo mobilizado contra a doença
|
O município está engajado no combate ao mosquito. Na terça-feira (7) foram realizadas coletas em pontos estratégicos, sendo que de quatro (4) locais, três (3) deram resultado positivo para o mosquito Aedes Aegypti: duas no bairro Progresso e uma no Centro.
De acordo com o secretário Delcio, todos devem se colocar em alerta e fazer a verificação em suas casas e arredores diariamente. “Na próxima semana serão realizadas ações no entorno dos locais onde foram encontrados focos do mosquito e a partir de agora serão intensificadas as visitas e a monitorização da dengue no município” explicou ele.
A secretaria de Saúde reforça a importância da mobilização social permanente contra o mosquito Aedes Aegypti, já que além da Dengue, ele também pode transmitir a Febre Amarela, Malária e Febre Chikungunya.
Alguns cuidados devem ser tomados para se prevenir:
· Não acumular pneus velhos;
· Manter garrafas vazias com o gargalo virado para baixo;
· Latas de lixo devem ficar sempre bem fechadas;
· Evitar o acúmulo de entulhos e restos de obras;
· Manter calhas, canos e ralos desentupidos;
· Tratar a água de piscinas com cloro e limpar uma vez por semana;
· Trocar diariamente a água do bebedouro de animais domésticos e fazer pelo menos uma limpeza semanalmente;
· Colocar areia nos cacos de vidros dos muros;
· Trocar a cada três dias a água dos pratos de vasos de plantas. Escovar bem para remover possíveis ovos de mosquitos, e encher o prato com areia, depois, continue a regar as plantas normalmente, retirar também a água acumulada das folhas.