17 de junho de 2014 as 15:44 / Geral

Participação Popular e Cidadã atingiu recorde de participação dos eleitores

O processo de Participação Popular e Cidadã Ciclo Orçamentário 2015 atingiu um número recorde de participação da população tio-huguense. Neste ano foram 896 votos no total, somando votos pela internet e votos em cédulas, depositados em urnas espalhadas pelo município no dia 4 de junho, garantindo o recorde de participação dos eleitores. A votação iniciada nos dias 2 e 3 de junho foi encerrada no dia 4 de junho. Os eleitores da região do Corede Botucaraí puderam escolher demandas que serão contempladas com recursos do governo do estado no próximo ano.

A demanda mais votada com 19 mil 166 votos foi a direcionada para o desenvolvimento rural, que traz como programa principal o Desenvolvimento do Leite Gaúcho, a qual Tio Hugo está entre os municípios beneficiados. A segunda mais votada com 9 mil 199 votos foi a demanda voltada para área da saúde, que prevê a aquisição de equipamentos para as UBS’s dos municípios de Espumoso, Lagoão e Soledade. Em terceiro vem a demanda direcionada para o desenvolvimento do esporte, que contempla ações que promovem a saúde, recreação e lazer. Nessa demanda o município de Tio Hugo também será um dos beneficiados, juntamente com Espumoso. Por último, com 5 mil e 87 votos vem a demanda voltada para a UERGS campus Soledade, que consiste na aquisição de equipamentos para a biblioteca da universidade pública, que se instalou este ano no município.

Nas demandas estratégicas, voltadas para o desenvolvimento regional, as duas mais votadas fora a número 24, que é destinada para a ampliação do hospital São Sebastião de Espumoso, e a número 21, voltada a potencialização do desenvolvimento da região; que consiste na elaboração de planos estratégicos de desenvolvimento tanto a nível regional, quanto para o desenvolvimento de cada município pertencente ao Corede Botucaraí..

A secretária municipal de Desenvolvimento e presidenta do Conselho Municipal de Desenvolvimento, Denir Mühl, agradeceu a todos os cidadãos que participaram do processo, seja votando em casa pela internet, ou nas urnas espalhadas pelo município. “Quero fazer meu agradecimento em nome da administração municipal, a todos os envolvidos neste processo, servidores e eleitores. Certamente os números que atingimos este ano, mostram que os tio-huguenses são participativos, atuando em conjunto para tornarmos o município de Tio Hugo um lugar cada vez melhor”, finalizou Denir.