06 de agosto de 2013 as 08:28 / Geral, Governo Municipal

Gestores da região se reúnem com governador em Porto Alegre

Na última quarta feira 31, os prefeitos da Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí – AMASBI – participaram de uma audiência com o Governador Tarso Genro e alguns secretários do estado no Palácio Piratini em Porto Alegre.

A reunião foi coordenada pelo governador do estado, Tarso Genro, e pelo presidente da AMASBI e prefeito de Tio Hugo, Verno Aldair Müller. Na ocasião, foram levadas diretamente ao governador e ao seu secretariado, demandas específicas de cada município, além de demandas de âmbito regional. Foi solicitada junto ao governador, por intermédio da Secretaria Estadual de Obras, a implantação de um programa de recuperação de estradas municipais da Região do Botucaraí. Ou seja, o estado disponibilizaria aos municípios uma patrulha com máquinas rodoviárias, que realizariam este serviço. Também foi levado a debate o Programa Estadual de Correção dos Solos. Atualmente o estado repassa aos municípios um valor de 60 mil reais a cada 1.500 toneladas. Os gestores solicitam um aumento neste valor, algo em torno de 60 mil reais, totalizando 120 mil reais a cada 1.500 toneladas. “Atualmente a contrapartida dos municípios neste programa é alta, o que o governo estadual nos repassa não atinge nem 50% do valor que gastamos para arcar com o custo total do programa”, salientou Verno.

Os gestores da AMASBI também levaram ao governador o pedido para a execução de obras de infraestrutura nas estradas estaduais da região. Como do trecho da divisa de Tapera-Victor Graeff até Tio Hugo, cujo este trecho de cerca de 15km, está bastante defasado, e necessita de uma recuperação urgente. Bem como, melhorias nos acessos a cidades, construção de rótulas e trevos, e recuperação e ampliação de rodovias estaduais que ligam os municípios. Habitação também foi pauta da reunião, onde os prefeitos da região discutiram juntamente com o governador e secretários, a situação dos programas estaduais existentes e apoio financeiro para a regularização fundiária. Os prefeitos também solicitaram a imediata instalação e funcionamento do Campus e dos cursos da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS, na cidade de Soledade, e a implantação de escolas de ensino técnico na região. “Em relação à instalação da UERGS em Soledade, o governador nos garantiu que será realizada uma audiência pública, no qual reuniremos autoridades regionais e estaduais para debater este tema, que é importante para toda a região”, afirmou o presidente da AMASBI.

Ações institucionais do governo estadual junto a União – Governo Federal, também foram pautas. Como a duplicação da BR-386, novo modelos de pedágios e melhorias nas rodovias, a interferência do governador junto ao ministério do Desenvolvimento Agrário para que seja agilizada a entrega das motoniveladores e dos caminhões do PAC2, e o apoio maciço nas demandas na área educacional, como a implantação da UERGS e do CEFET – Centro Federal de Educação Tecnológica, na região do Alto da Serra do Botucaraí.

“Esta reunião foi bastante produtiva, deixamos claro para o Governador e seus secretários, os nossos anseios. Nós gestores queremos desenvolver ainda mais nossos municípios, e toda a região. Essas reuniões servem para nos aproximar do governo, e reivindicar melhorias diretamente a quem compete, para que possamos ter sucesso nas nossas solicitações”, finalizou Verno Müller.