UFSM/RS – Pós-Graduação em Gestão Educacional

Pós Graduação – Gestão Educacional

Objetivo Geral

Proporcionar formação continuada aos profissionais da Educação no campo da gestão educacional.

Objetivos Específicos

• Analisar e refletir sobre o sistema escolar brasileiro a partir das políticas educacionais vigentes;
  • Compreende criticamente os sistemas escolares em seus aspectos administrativos, técnicos, pedagógicos, políticos, economicos e culturais, com vistas a organização escolar mais democrática;
  • Elaborar produção científica relevante na área de gestão, como trabalho final de curso.

Perfil do Aluno

O perfil do aluno almejado deve contemplar amplas competências e habilidades na área de Gestão Educacional, de modo que o concluinte, de fato, domine os conhecimentos referentes a contrução da autonomia escolar em seus aspectos micro e macro.

Neste caso “gestor” não é um termo que designa um cargo, uma função na estrutura organizacional das instituições educativas. Refere-se a processos, políticos e ações administrativas em cuja articulação definirá as metas, as definições políticas e as práticas escolares, pensando gestão como um espaço de encontro entre o estado e a sociedade civil na escola. Isto indica que o papel do gestor não se esgota no âmbito da escola, está também estritamente vinculado à gestão do sistema educativo.

Áreas de Atuação

O curso de Pós-graduação em Gestão Educacional em nível de Especialização Lato Sensu, prepara e qualifica profissionais para atuar nas áreas da Gestão Escolar e Educacional.