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UFSM/RS – Letras

UFSM/RS – Letras

O Curso a distância deverá concentrar as aulas em turnos de acordo com as necessidades e possibilidades de c ada pólo, obedecendo a uma carga horária de, no máximo, trezentas e sessenta (360) horas semestrais, totalizando 2 .810horas (duas mil, oitocentas e dez horas). As atividades acadêmico-científico-culturais, previstas na Resolução CNE/CP 2/2002, deverão ser desenvolvidas no decorrer do curso.

As regras para a duração do curso de Letras a distância serão as mesmas do Curso de Letras presencial. Assim, com a carga horária proposta, serão necessários quatro anos para a integralização curricular, ou seja, oito semestres letivos, já que o regime será semestral organizado em dois módulos, com matrícula por bloco de disciplinas correspondentes a cada semestre.

Em caso de reprovação, o aluno deverá solicitar matrícula nos termos da Res. 005/95 da UFSM, que dispõe sobre o regime especial de avaliação para recuperação de disciplina com reprovação não decorrente de freqüência insuficiente.

Objetivo Geral

O curso tem como objetivo geral a formação, a distância, de professor es para o ensino de Língua Portuguesa e Literaturas, licenciatura plena, em nível superior, usando tecnologias de comunicação e informação em diferentes ambientes educacionais, visando sempre à melhoria da qualidade do ensino na Educação Básica.

Objetivos Específicos

O curso tem como objetivos específicos:

  • a)desenvolver no profissional a habilidade para trabalhar com a transversalidade em termos de temática e de competências;
  • b) formar um profissional com atitudes éticas com relação a si mesmo e à sociedade;
  • c) desenvolver competências na língua materna, nos seus diferentes registros e variedades em termos de estrutura, funcionamento e manifestações culturais;
  • d) refletir analítica e criticamente sobre os processos de ensino e aprendizagem da linguagem;
  • e) integrar o ensino, pesquisa e extensão simultânea e continuamente visando à formação do profissional em Letras em uma perspectiva humanística;
  • f) possibilitar ao aluno condições para o desenvolvimento de autonomia de estudo e construção de conhecime nto crítico e independente, utilizando a experiência educativa de seus professores;
  • g) estimular a compreensão da escola como espaço social sensível à história e à cultura locais;
  • h) capacitar para o domínio do uso das tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação.

Perfil Desejado do Formando

O profissional a ser formado pelo Curso de Letras/Português e Liter aturas a distância deve apresentar características de um profissional perfeitamente inteirado das necessidades da sociedade contemporânea e compromissado com uma escola que busca responder a esses anseios. Dele se requer mais que uma compreensão ampla e crítica da sociedade e, por conseqüência, da função da escola atual; requer-se engajamento com um projeto pedagógico, que se traduz em competências e práticas pedagógicas, como:

  • Compromissar-se eticamente com a necessidade de sua inserção na sociedade, com as conseqüências de sua atuação no mercado de trabalho.
  • Compromissar-se politicamente com a formação e o fortalecimento da cidadania.
  • Trabalhar coletiva e cooperativamente com a comunidade escolar, colegas de disciplinas, coordenação e planejamento , a fim de tornar o ensino da língua um compromisso de toda a escola da qual ele fizer parte.
  • Viabilizar o estabelecimento de parcerias com vistas ao desenvolvimento de ações e à produção interdisciplinar.
  • Estar capacitado a reconhecer diferenças culturais, sociais e étnicas entre ele e seus alunos, respeitando -as.
  • Saber mediar relações entre os docentes que permitam reconhecer e respeitar diferenças, possibilitando a mesma prática entre os alunos.
  • Possibilitar a emergência das autorias, ensinando o aluno a ser autor e não apenas leitor.
  • Ser capaz de se manter atualizado, de fazer pesquisa, inclusive com novas ferramentas, reconhecendo as fontes locais para sua atualização.
  • Mobilizar os recursos da língua falada e escrita de modo contextualizado para participar de interações.
  • Ser capaz de encarar a língua como um sistema dinâmico e em constante transformação, e não como um sistema estático.
  • Saber identificar as diferenças entre língua falada e língua escrita.
  • Estar apto a refletir sobre a gramática como um conjunto de recursos para interações lingüísticas contextualizadas e não como um conjunto de saberes que se esgotam em si mesmo.
  • Reconhecer o papel da literatura como formadora da identidade e como parte constitutiva de uma comunidade.
  • Ser capaz de usar a avaliação como elemento integrante do processo ensino – aprendizagem, uma ferramenta diagnóstica e prognóstica, manuseada de maneira participativa.
  • Mediar atividades de ensino que desenvolvam em seu aluno as mesmas competências aqui citadas.
  • Dominar as tecnologias de informação e de comunicação.

A metodologia para o curso de Letras – Português e Literaturas tem como objetivo viabilizar o processo de conhecimento e a interação entre os docentes/orientadores e os alunos por meio da utilização de tecnologias, devendo englobar: descrição do material do curso, estratégias de desenvolvimento da aprendizagem e descrição da avaliação da aprendizagem.

DESCRIÇÃO DO MATERIAL DO CURSO

Linguagens e mídias compatíveis com o projeto e com o contexto sócioeconômico do público alvo.

A maioria das atividades a distância será desenvolvida no ambiente virtual que terá como suporte a plataforma utilizada por todos os cursos da UaB na Instituição.

Na ferramenta, utilizar-se-ão recursos como: fórum de discussão, portfólio, chat ou bate-papo, biblioteca, agenda, dentre outros disponíveis na plataforma.

Também serão utilizadas outras linguagens e mídias como: Programas de rádio, CD-Room, Filmes em Vídeo, DVD, material impresso e teleconferência.

O material impresso refere-se ao guia acadêmico, ao guia de formação básica do uso da plataforma e funcionamento/desenvolvimento do curso, material didático de apoio a todas as disciplinas (cadernos, livros, po lígrafos, boletins), material de divulgação.

Maiores informações sobre o projeto pedagógico do Curso, acessar: www.ufsm.br/ead

A metodologia para o curso de Letras – Português e Literaturas tem como objetivo viabilizar o processo de conhecimento e a interação entre os docentes/orientadores e os alunos por meio da utilização de tecnologias, devendo englobar: descrição do material do curso, estratégias de desenvolvimento da aprendizagem e descrição da avaliação da aprendizagem.

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