A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
09 de agosto de 2018 as 09:54 / Agricultura e Meio Ambiente

Fique atento: Agosto o mês do cachorro louco!

 

A crença popular de que agosto é o mês do cachorro louco está vinculada há inúmeras crenças e acontecimentos históricos, porém existe uma explicação científica para o fato. Após um período de pouca luminosidade como o inverno o clima começa a se transformar em agosto e com o aumento da luminosidade ocorre a ativação sexual de todos os mamíferos.

Com o estímulo luminoso as fêmeas caninas ativam o seu ciclo estral e com isso entram no cio, acontece uma aglomeração de cães em torno das cachorras, os machos brigam para conquistarem as fêmeas. Esse é o ambiente perfeito para a transmissão da raiva, caso algum dos animais esteja contaminado. A raiva é transmitida através da saliva do animal e com as mordidas durante as brigas todos os animais acabam se infectando. Os cães que contraem o vírus ficam com uma aparência de loucos daí a expressão “Agosto o mês do cachorro louco”.

A raiva é uma zoonose, isso é, pode ser transmitida do animal para o homem, ocorre em várias espécies animais como cães, gatos, bovinos e equinos. Nas vacas e cavalos é transmitida através da mordida do morcego hematófago (que se alimenta de sangue) Desmodus rotundus. O sintoma mais freqüente nos herbívoros (bovinos e eqüinos) é a paralisia, ocorre também tristeza, hipersalivação, tremores musculares e movimentos de pedaleio, a morte ocorre geralmente entre 3 a 5 dias após o inicio dos sintomas.

O cão depois de ser mordido por um animal contaminado desenvolvem a doença em um período de 21 dias a 2 meses. O cão pode apresentar dois tipos de raiva, a raiva paralítica e a raiva furiosa. Na raiva paralítica o cão tende a se esconder em locais escuros e apresenta paralisia das patas. A raiva furiosa caracteriza-se por tendência ao ataque, inquietação, os cães não conseguem mais engolir a própria saliva e como conseqüência apresentam a hipersalivação (se babam), não conseguem mais se alimentar, a evolução do quadro é a paralisia, o coma e a morte. A duração da doença é de 3 a 7 dias. Os gatos apresentam um quadro parecido com o do cão e podem transmitir a doença através da arranhadura.

No homem os sintomas são inespecíficos, variam desde febre, dor de cabeça, mal estar, anorexia (não se alimenta), náusea e dor de garganta, dor no local da mordedura, esse período varia entre 2 a 4 dias. Após, o vírus atinge o cérebro e com o comprometimento do sistema nervoso central ocorre ansiedade, inquietude, desorientação, alucinações e crises convulsivas. Se não tratada, na fase final ocorre um quadro de paralisia progressiva o coma e a morte.

 

 OS CASOS DE RAIVA PODEM ACONTECER QUALQUER ÉPOCA DO ANO

A prevenção da doença é realizada através da vacinação anual dos animais. Em caso de mordeduras, os animais devem permanecer isolados e em observação durante 10 dias. Nunca sacrifique o animal após uma mordida, já que se o cão ou gato apresentarem os sintomas da doença o ser humano deve ser vacinado.

Com a diminuição dos casos de raiva no estado não existem mais as campanhas de vacinação públicas. Não devem ser vacinadas as fêmeas no período do cio, prenhes (gestantes) ou amamentando. Para a emissão da guia de transporte de animais de companhia, em caso de viagens, a vacinação antirrábica é obrigatória a partir dos 3 meses de idade.

No Município de Tio Hugo a vacinação esta ocorrendo na GS VETERINÁRIA (Na rua Belo Horizonte, bairro Nossa Senhora Aparecida) aos sábados pela manhã (dias 11, 18 e 25 de agosto).

 

**Contribuição: Arieli Zibetti França e Laianni Kitzmann
Médicas Veterinárias

Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Tio Hugo


Notícias Semelhantes
Tio Hugo/RS
Rua Venezuela, 285 - CEP: 99345-000
Telefone: (54) 3338-9167
E-mail: gabinete@tiohugo.rs.gov.br
Expediente:
8:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00