01 de março de 2017 as 17:21 / Agricultura e Meio Ambiente

Líderes do Executivo recebem a visita do supervisor regional da Emater

Na quinta feira 23 de fevereiro, o prefeito Gilso Paz e o vice-prefeito Geder Follmer receberam no centro administrativo de Tio Hugo a visita do supervisor regional da Emater – Ascar, Carlos Eurico de Almeida. Também participaram da reunião o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Claudir Machado, e o chefe do escritório da Emater- Ascar de Tio Hugo, Claudio Carvalho dos Santos.

O prefeito Gilso Paz destaca que durante o diálogo foram discutidas formas de disponibilizar suporte técnico aos produtores, através da parceria entre a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a Emater-Ascar, o que proporciona o incentivo e facilita as condições de trabalho e renda para os mini e pequenos produtores rurais do nosso município, consolidando as propriedades e consequentemente a permanência dos cidadãos no campo. “Também acreditamos que é necessário que haja uma diversificação de culturas, o que oferece ao homem do campo renda extra, tornando a propriedade cada vez mais viável e sustentável do ponto de vista econômico”, explicou. Gilso reafirmou o compromisso do município em desenvolver através da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, ações que visem crescimento da produção leiteira, buscando a capacitação de produtores através de cursos e palestras, avalizadas através de parcerias ou convênios. Essa estratégia oportunizará a profissionalização e consequentemente a melhoria na qualidade de vida do produtor rural, além de gerar emprego e renda no campo, conforme disse o prefeito.

Outro assunto debatido foi o incentivo do Poder Público municipal na implantação de novos aviários inclusos ao sistema integrado de empresas do setor. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Claudir Machado, salientou que os técnicos que atuam neste segmento devem buscar através de articulação entre as partes envolvidas, a viabilização desta demanda observada pelo município. “Já estamos trabalhando para reorganizar os trabalhos e as funções da secretaria a fim de disponibilizar técnicos que atuem em funções administrativas atualmente, e a partir disso possamos desenvolver os programas elaborados juntamente com a parceria da Emater”, planejou o secretário José Claudir.

A reunião de trabalho foi classificada de forma muito produtiva pelos participantes, pois parceria como a do município de Tio Hugo com instituições como a Emater-Ascar oferece aos produtores rurais a possibilidade de participar de atividades que são desenvolvidas com o intuito de aprimorar as atividades no campo, tendo em vista que o setor primário é um dos mais importantes do país.