03 de dezembro de 2015 as 06:22 / Feira Portal, Geral

Aberta a 5ª Feira Portal Rota das Terras

A comunidade de Tio Hugo deu início, na noite desta quinta-feira (26), a 5ª Feira Portal Rota das Terras. Nem a forte chuva que atingiu o município no final da tarde impediu que lideranças locais e regionais, bem como a população tio-huguense e da região, prestigiassem a solenidade de abertura do evento, que segue até o próximo domingo (29) com uma extensa programação para os visitantes.

Antes da abertura oficial, que ocorreu às 20h, prefeitos da Amasbi, a Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí, do Comaja, o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí, e representantes da Rota das Terras Encantadas se reuniram no saguão da EMEI Arlindo Kerber, anexa ao Parque Municipal de Eventos, que sedia a feira, para um encontro pautado pelo turismo. Os representantes de mais de 20 municípios da região assistiram a uma explanação do prefeito de Gramado, Nestor Tissot, a respeito dos trabalhos desenvolvidos em Turismo na cidade, bem como sobre o potencial turístico que pode ser explorado pelos municípios. Além do prefeito anfitrião, o tio-huguense Verno Müller, também participaram da reunião o prefeito de Mormaço e presidente da Amasbi, Luís Carlos Machado, o prefeito de Tapera e presidente do Comaja, Ireneu Orth, o prefeito de Victor Graeff e presidente da Amaja, Cláudio Alflen, os deputados estaduais Juliano Roso, Eduardo Loureiro e Gilmar Sossella, entre outros prefeitos e autoridades da região.

Enquanto os prefeitos se reuniam, ocorreu paralelamente na Escola Antônio Parreiras um encontro de primeiras-damas, esposas dos vice-prefeitos e soberanas. Na oportunidade, a palestrante Salete Benedetti Parizotto, do município de Espumoso, falou sobre temas como os deveres e a responsabilidade em ser primeira-dama e o compromisso que as soberanas têm com seus municípios. Representantes de mais de 15 municípios participaram do encontro.

Após as reuniões, foi realizado no palco principal o ato oficial de abertura da 5ª Feira Portal Rota das Terras, na presença da comunidade de Tio Hugo e região, além de autoridades e lideranças políticas, como o presidente da Emater/RS-Ascar, Clair Tomé Kuhn, e o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica. No seu pronunciamento, a secretária de Desenvolvimento de Tio Hugo e coordenadora da feira, Denir Mühl, agradeceu a todas as pessoas que se empenharam na organização e preparativos do evento. “Que nossos expositores possam fazer bons negócios, que a nossa comunidade possa ter momentos de lazer e descontração, e que possamos chegar no domingo, no final do evento, e dizer: sim, fizemos um evento de sucesso”, disse Denir.

O prefeito de Tio Hugo, Verno Müller, saudou todas as lideranças presentes, prefeitos, vice-prefeitos, deputados e representantes, primeiras-damas, soberanas, representantes de entidades e associações, secretários municipais e vereadores, além dos patrocinadores da feira e expositores. “O turismo de eventos para Tio Hugo e região é extremamente importante. Tivemos a oportunidade de investir neste espaço mais de R$ 5 milhões, com a compra da área, drenagem, iluminação pública, pavimentação asfáltica, construção de ginásios, escolas e galpão crioulo: um espaço público para uso da comunidade, um projeto de desenvolvimento. É um trabalho árduo e difícil, é um trabalho coletivo e por isso dá resultados. Com o apoio dos patrocinadores, expositores e entidades parceiras, estamos fazendo mais uma edição da feira com a grandeza de sempre”, ressaltou o chefe do Executivo. Na solenidade de abertura, o Grupo de Danças Portal Juvenil, um dos expoentes da cultura tio-huguense, também encantou o público presente com uma apresentação artística.

A 5ª Feira Portal Rota das Terras oferece ao público visitante shows, exposições, gastronomia típica, floricultura e parque de diversões, além da 5ª Mostra do Gado Leiteiro e do Recanto Temático do Meio Ambiente. Confira a programação até o próximo domingo (29):

Sexta-Feira, dia 27/11

13h: Banda Muller Show

15h: Banda Os Montanari

19h: Banda Balança Brasil

21h: Queima de fogos – Encerramento.