O clima de Tio Hugo é subtropical úmido. As estações do ano são bem definidas, com verões e invernos bem distintos.
O solo é classificado de Lotossolo cermelho, textura argilosa, bastante profundo, com boa drenagem interna. Além disso, pertencem ao patrimônio natural do Município rios de grande importância, como o Rio Jacuí e os arroios Porongos, Arroio Grande, Taquara, Taquaral e Camargo.
O Rio Jacuí é muito importante para o Município, porque além de fornecer peixes para a alimentação, movimenta a usina hidrelétrica que gera eletricidade para a região. Fornece energia elétrica para quatro municípios, são eles, Ernestina, Tio Hugo, Não-Me-Toque e Ibirapuitã.
Com relação à Barragem de Tio Hugo, segue as seguintes informações:
- Data de instalação: 1957
- Volume represado: 237,5 km3
- A bacia hidrográfica cobre uma área de 840 km2. A área inundada (espelho d’água) é de 40km²
- A potência firme corresponde a descarga regularizável 100% do tempo é de 3,5 MW médios
- A turbina é Francis vertical simples, marca ANDRITZ (áustria), com 6 650 HP de potência, 250 r.p.m.; ano de fabricação: 1955, carga 40/10 to, (Maschinenfabrik ANDRITZ, Actiengesellschaft Grazz – áustria= placa identificando a turbina no salão da recepção). Energia mensal gerada: 2 520 MWH
- Alternador (gerador) marca ELIN (Alemanha), 6.000 KVA; 4.100 v; tensão de transmissão – 44.000 v)
- A produção de energia é variável mês a mês, dependendo de vários fatores. A produção de energia no mês de maio de 2003 foi de 2.504.608.KW/h. A produção de energia no ano de 2002 foi de 21.457.756 KW/h.
A Barragem de concreto Protendido conforme Projeto variante da Firma “Estacas Frank Ltda”, aprovado pelo Departamento Nacional de Obras de Saneamento.
- Comprimento total entre ombreiras 400 m. Comprimento do vertedouro 132m³
- Com 8 comportas superiores de 1,50 x 1,50m(aberturas)
- apacidade vertedouro 635m³ / s, (de água)
- Acumulação de água antes da represa 258.000.000m³
A CEEE trabalha com a geração de energia elétrica e a RGE faz a distribuição. Estão instalados no mesmo local a Usina e a subestação da RGE. Na área inundada, localizam-se duas ilhas, uma fica no Município de Nicolau Vergueiro com 2,4 hectares de terra e a outra ilha com 2 hectares de terra, bem próxima a usina. Não é habitada e possui uma vegetação parte nativa e parte reflorestada, com árvores frutíferas e muita samambaia.
A área de cobertura florestal em nosso Município é de aproximadamente 10%, sendo que desta área, grande parte, é coberta com mata nativa, principalmente nas comunidades de Linha Machado, Gramado dos Paz, Passo dos Camargo e Comunidade da Salete.
A vegetação original está incluída no complexo brasileiro da flora subtropical, apresentando relativamente numerosas variedades de plantas. Cita-se dentre elas:
- Árvores usadas para a ornamentação: cipreste, sempre-verde (sempre-sombra), magnólia;
- Árvores usadas para fins industriais ou de preservação ambiental:
- Nativas: açoita-cavalo, angico, cambreúva, canela, canjerana, erva-mate, caroba, cedro, grápia, guajuvira, ipê, louro, tarumã, araucária (pinheiro), camboatá, arroeira, cerejeira;
- Exóticas: acácia -negra, eucalipto, pinus, plátanos, cinamomos;
- Outras nativas: amora, coqueiro, guabiju, guabirobeira, ingá, timbó, umbu;
- Subarbustos: caraguatá, vassoura, carqueja, Maria-mole.