08 de agosto de 2017 as 14:10 / Administração, Planejamento e Finanças

Consulta Popular: Tio Hugo registra recorde de participação do eleitorado

Nesta segunda feira 07 de agosto foram divulgados pelo Governo do Estado os resultados oficiais da Consulta Popular 2017. Ao todo foram validados 15.766 votos em toda a região do Alto da Serra do Botucaraí e o município de Tio Hugo foi o primeiro colocado no número de participação proporcional do eleitorado. No total, 1.381 cerca de 66,7% dos eleitores tio-huguenses votaram na Consulta Popular, registrando a maior proporção de votantes, em segundo veio Victor Graeff com 48,8% de participação e em terceiro Ibirapuitã com 48,5%.

Durante a assembleia regional realizada em Soledade os municípios pertencentes ao Corede do Alto da Serra do Botucaraí elencaram seis demandas para compor a cédula de votação. Ainda durante a reunião, foi definido que o recurso destinado ao Corede Botucaraí nesta edição da Consulta Popular, cerca de 2,3 milhões, seria segmentado em 70% para a demanda mais votada, 15% para a segunda e para a terceira. As três demandas mais votadas pela região e que receberão os recursos são:

1ª – Obras: Atrair recursos para promover melhorias nas estradas vicinais rurais (Total: 8.679 votos – Votação em Tio Hugo: 1365)

2ª Saúde: Fortalecer os hospitais microrregionais para o atendimento de alta complexidade (Total: 4.458 votos – Votação em Tio Hugo 06)

3ª Saúde: Ampliar a oferta de leitos hospitalares e atendimentos nas unidades básicas de saúde (Total: 1.417 votos – Votação em Tio Hugo 06).

Para receber recursos os municípios teriam que ultrapassar as cláusulas de barreira impostas previamente. Todos os integrantes do Corede Botucaraí superaram o número mínimo de participação de eleitores que era de 6%. No prosseguimento das exigências, para receber os recursos das demandas mais votadas cada município deveria registrar no mínimo 1,5% do total de votos nas ações. Portanto, a demanda que ficou em primeiro lugar será contemplada por um valor de R$ 1.596.000,00 (Um milhão quinhentos e noventa e seis mil reais) que será divido entre 14 municípios que ultrapassaram as cláusulas de barreira, que são; Alto Alegre, Barros Cassal, Campos Borges, Fontoura Xavier, Gramado Xavier, Ibirapuitã, Itapuca, Jacuizinho, Lagoão, Mormaço, Nicolau Vergueiro, Soledade, Tio Hugo e Victor Graeff. A segunda e a terceira demanda receberão R$ 342.000,00 (Trezentos e quarenta e dois mil reais) os quais serão divididos entre os hospitais Frei Clemente de Soledade e São Sebastião de Espumoso na segunda demanda, e na terceira o montante será repartido entre os municípios de; Barros Cassal, Campos Borges, Espumoso, Fontoura Xavier e Soledade.

Os recursos da Consulta Popular farão parte do orçamento municipal em 2018, após a habilitação de cada município que deverá cumprir as exigências para se habilitar em receber seus respectivos montantes.