06 de junho de 2017 as 13:50 / Administração, Planejamento e Finanças, Gabinete

Tio Hugo foi sede da Interiorização da Famrus

Na quinta feira 1º de junho o município de Tio Hugo foi sede da Interiorização da Famurs – Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul. O evento realizado na Câmara Municipal de Vereadores contou com a efetiva participação dos líderes políticos dos municípios integrantes da Amasbi – Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí. O prefeito de Tio Hugo Gilso Paz participou da atividade bem como o vice Geder Follmer, o secretário de Administração, Planejamento e Finanças Paulo Cesar Pereira e vereadores do município. Conhecida como “Famurs pelo Rio Grande” a interiorização tem como objetivo prestar contas da entidade no exercício de 2016 e também pautar demandas importantes junto aos municípios gaúchos.

Durante o encontro, Marcelo Luiz Schreinert vice-presidente, o coordenador-geral da Famurs, José Scorsatto, e o superintendente técnico e de relações institucionais da Famurs, Verno Muller ex-prefeito de Tio Hugo, apresentaram as principais ações da Federação na atual gestão. Entre as iniciativas políticas estão o trabalho da entidade em ações voltadas para esferas importantes como educação e saúde, atuando na luta pelo pagamento dos repasses estaduais em atraso na área da saúde, a conquista dos recursos da repatriação e o estabelecimento de uma boa relação com o Tribunal de Contas do Estado – TCE. Para Gilso Paz essa atividade é de extrema importância na articulação dos municípios que estão na batalha por novas perspectivas. Um assunto amplamente debatido foi a segurança pública, diante da promessa do governo estadual que garantiu que até o mês de julho todos os municípios gaúchos terão no mínimo 3 policias lotados. “Aguardamos que esse compromisso do estado com as municipalidades seja firmado o quanto antes. A questão de segurança pública é algo que preocupa gestores em todo o Rio Grande do Sul, nós no momento estamos com déficit no policiamento e sabemos que precisamos de reforço diante da nossa localização, já que Tio Hugo possui ligação com várias cidades da região, servindo como rota de fuga”, enfatizou.

Nos debates membros do TCE também repassaram informações importantes para os prefeitos presentes, destacando a importância de manter a integralidade financeira e organização dos municípios. Além disso, outros temas foram amplamente debatidos como conservação de rodovias e os atrasos de repasses do governo do Estado que é uma realidade dos municípios integrantes da Amasbi. Ao fim do evento, todos os gestores agradeceram a oportunidade de participar da interiorização da Famurs. Logo após foi servido um coquetel a todos que participaram da atividade.