Site da prefeitura de Tio Hugo atinge nota máxima na Escala Brasil Transparente

Durante o ano de 2016 o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União realizou um levantamento avaliando o site institucional de mais de dois mil municípios brasileiros, através da Escala Brasil Transparente que está na sua 3ª edição. A classificação foi divulgada recentemente e o município de Tio Hugo esteve em um ranking seleto; na lista dos municípios que tiraram nota máxima na avaliação. No total, dois mil trezentos e vinte oito municípios foram avaliados e apenas setenta obtiveram a nota dez, atendendo todas as premissas da Escala Brasil Transparente. Em um olhar voltado para a realidade do estado, apenas três município atingiram a nota máxima, foram eles; Rolante, Taquari e Tio Hugo.

O prefeito de Tio Hugo Gilso Paz explica que desde 2013 os investimentos em tecnologia na gestão municipal foram vultosos, e o bom trabalho realizado neste período vêm sendo reconhecido. “A administração municipal atua sempre com muita transparência e o nosso site institucional é reflexo disso. Hoje em dia o cidadão pode acessar todas as informações do Poder Executivo como, por exemplo, arrecadação, despesas, remuneração dos servidores, além de solicitar serviços e informações através dos nossos canais de interação com a comunidade”, disse.  As ferramentas on-line oferecidas pela prefeitura de Tio Hugo também possibilitam que o contribuinte retire suas guias de pagamento de tributos municipais da sua própria residência, sem precisar ir até a prefeitura para solicitar este serviço. “A ideia da prefeitura on-line atualmente é extremamente útil, uma vez que muitas pessoas já possuem acesso a internet na sua residência e através da rede é possível solicitar ao município de Tio Hugo guias como, por exemplo, para o pagamento da conta de água, IPTU, além de solicitar serviços da Administração municipal e suas secretarias através do link serviço ao cidadão. Portanto, o munícipe não precisa sair de casa para ser atendido pela prefeitura municipal”, enfatizou Gilso.

O diretor de informática da prefeitura de Tio Hugo Fabiano Schneider esclarece que desde 2013 os investimentos expressivos em tecnologia possibilitaram ao município chegar nesse patamar. Fabiano elucida que praticamente todos os setores estão integrados ao uma base de dados no servidor central que recebe as informações, onde esses dados são convertidos para uma plataforma Web, portanto, os funcionários utilizam um programa padrão que realiza a alimentação diária das informações no site, como no caso da contabilidade e tesouraria. Além disso, o site oferece as mais variadas ferramentas de interação com a comunidade, desde a solicitação de serviços até os links de comunicação e avaliação, onde o munícipe pode elogiar, criticar e enviar sugestões para o Poder Executivo e as suas secretarias. “Em 2015 Tio Hugo foi premiado pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul através do prêmio “Transparência na Web” que avaliou as ferramentas on-line oferecidas para interação com a comunidade. Diante desta nova premiação ficamos felizes por ver este trabalho árduo de todos gerando resultados, trabalharemos com a mesma dedicação para que Tio Hugo continue nesse cenário de destaque”, comemorou Fabiano.

Gilso Paz valorizou o empenho de todos os servidores que atuam na alimentação e suplementação de informações no site do município, destacando que esta importante classificação de Tio Hugo é reflexo do trabalho em equipe dos servidores públicos municipal.  A Escala Brasil Transparente avalia o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI). Suas versões concentram-se na transparência passiva e por isso foram realizadas solicitações reais de acesso à informação aos entes públicos avaliados. A partir da escala, a Controladoria-Geral da União pretende aprofundar o monitoramento da transparência pública e gerar um produto que possibilite o acompanhamento das ações empreendidas por estados e municípios no tocante ao direito de acesso à informação. Os resultados finais da pesquisa estão expostos no site do Ministério da Transparência , Fiscalização e Controladoria-Geral da União, através do link:

Acessando o link o cidadão poderá selecionar cada estado da nação, e também ver a lista dos setenta municípios que obtiveram a nota máxima, lista seleta que contém o município de Tio Hugo.