A Administração municipal de Tio Hugo, investe desde o primeiro trimestre de 2025 em melhorias constantes no sistema de abastecimento de água.
Somente neste ano, foram perfurados novos poços nas localidades da Linha Graeff, Linha Machado e 1º Distrito/Loro. Além da perfuração dos poços, também foram executadas obras de ampliação da rede, através da secretaria municipal de Obras, em localidades como Posse Ely/Barragem, Vila do Poço/Linha Machado e Linha Graeff.
Na última semana, o município também realizou a substituição do reservatório de água da localidade Salete na Linha Machado. No local, foi colocado um novo reservatório com capacidade para 100 mil litros.
Conforme explica a prefeita Valduze, foram prospectados recursos estaduais, além de contrapartida do Poder Executivo Municipal, para executar todas essas melhorias no sistema municipal de abastecimento. “Enfrentamos estiagens severas nos últimos verões, inclusive, em 2025, tivemos diversos problemas relacionados a insuficiência no fornecimento de água, tendo em vista, o calor intenso e a falta de chuva, que impactou significativamente o nível dos poços e reservatórios. Portanto, estamos investindo nessas melhorias, para que possamos enfrentar os períodos mais adversos, sem problemas no provimento de água até as casas e propriedades tio-huguenses”, relatou a prefeita.
Além da escassez de água, enfrentada durante a estiagem do início deste ano, um fator importante a ser destacado é o crescimento populacional de Tio Hugo. Isso demanda da ampliação dos serviços de abastecimento de água, que é executado pela Administração Municipal.
“Desde o início deste ano, a secretaria municipal de Obras trabalha em diversas ações, tais como, ampliação de redes e demais melhorias em localidades mais impactadas no verão. Aliado a isso, a perfuração de novos poços na Linha Graeff, Linha Machado e 1º Distrito no Loro, ampliará nossa capacidade de fornecimento de água para essas localidades, que costumam ser mais afetadas nos períodos de estiagem”, concluiu Valduze.
