Na primeira quinzena de janeiro, as agentes de Saúde de Tio Hugo, realizaram mais uma etapa do LIRAa – Levantamento Rápido de Índices para o Aedes Aegypti. O resultado do levantamento apresentou dados preocupantes; Ao todo foram coletadas 25 amostras em diversos bairros. Dessas amostras, 10 apresentaram resultado positivo para o Aedes Aegypti. Isso representa um alerta de risco de infestação do inseto no município. De acordo com as agentes, as amostras foram encontradas em pneus, bromélias, entulhos e reservatórios de água baixos, como tonéis e latas.
O principal método de combate do mosquito transmissor da dengue, Chikungunya e zika vírus, é a conscientização comunitária. Uma vez que, a maioria dos focos de água parada, estão muitas vezes nos pátios e quintais das residências. Portanto, é fundamental, que cada pessoa faça sua parte, e elimine pontos com água parada.
De acordo com a secretaria municipal de Saúde de Tio Hugo, o LIRAa é uma ferramenta essencial no combate ao inseto transmissor da dengue. Este método simplificado permite a obtenção rápida de indicadores entomológicos, fornecendo informações detalhadas sobre a distribuição do mosquito Aedes aegypti.
Esses dados são cruciais para direcionar as ações de controle do vetor, permitindo a delimitação de áreas de risco e a avaliação das metodologias de controle. Além disso, o LIRAa contribui para a comunicação e mobilização da população, promovendo a conscientização sobre a importância de eliminar focos de água parada.
A Importância da Prevenção:
A prevenção é a chave para combater a dengue. Medidas simples, como eliminar recipientes que acumulam água, guardar pneus em local fechado, descartar lixo e entulhos em local adequado, tampar caixas d’água e utilizar repelentes, podem fazer uma grande diferença. A participação ativa da comunidade é fundamental para reduzir a proliferação do mosquito e, consequentemente, os casos de dengue.
A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se prolifera em áreas urbanas e rurais. A infecção pode causar sintomas graves, como febre alta, dores musculares intensas, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e erupções cutâneas. Em casos mais severos, a dengue pode evoluir para dengue hemorrágica, que pode ser fatal.
A partir do surgimento do primeiro caso, o risco para surtos da doença se acentua perigosamente. Portanto, vamos agir. A prevenção e o cuidado com nossa casa e o nosso redor é imprescindível.
Em caso de dúvidas e mais informações, procure a secretaria municipal de Saúde.
