05 de julho de 2024 as 17:10 / Administração, Planejamento e Finanças

Tio Hugo aguarda homologação da Situação de Emergência pelo Estado

O município de Tio Hugo aguarda a homologação do seu decreto de situação de emergência, publicado em decorrência das intensas chuvas registradas desde o início de maio. O decreto nº 1384 de 24 de junho de 2024 declara situação de emergência em todo território tio-huguense. De acordo com os dados do escritório municipal da Emater, desde o dia 1º de maio de 2024 até o final de junho, foram registrados mais de 1.100 milímetros de chuva no município. O excesso de precipitações nesse período resultou em muitas perdas, tanto na cadeia produtiva, quanto na infraestrutura viária.
De acordo com o prefeito Gilso Paz, a secretaria municipal de Obras trabalha intensamente na recuperação das áreas degradas, sobretudo no interior. Mas com as chuvas recentes a situação piorou muito. “Trabalhamos na recuperação de estradas, reformas de pontes e pontilhões. No entanto, os seguidos episódios de enxurradas dificultam muito o nosso trabalho. Além disso, contabilizamos muitos prejuízos na infraestrutura viária do município”, frisou o prefeito.
Os estragos nas estradas ocasinados pelas intensas enxurradas e alagamentos registrados nas últimas semanas, são parte de uma série de perdas registradas em Tio Hugo desde maio. Muitas propriedades rurais sofrem também com erosões e inundações de lavouras, e a consequente perda de produção. “Os levantamentos e laudos elaborados nos mostram que foram registradas perdas expressivas em áreas de produção primária. Desta forma, tivemos a necessidade de decretar situação de emergência”, enfatizou Gilso Paz.
Agora o Poder Executivo Municipal aguarda o reconhecimento da situação de emergência do município nos âmbitos estadual e federal.