A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
21 de outubro de 2015 as 11:06 / Agricultura e Meio Ambiente, Geral

Capacitação promovida em Tio Hugo esclarece dúvidas sobre o CAR

 

O município de Tio Hugo através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Soledade e o Senar, promoveu nos dias 8 e 9 de outubro um curso de capacitação voltado para o CAR – Cadastro Ambiental Rural. O evento ocorreu na sede do Pólo Universidade Aberta do Brasil de Tio Hugo e contou com a participação de interessados em efetuar o cadastro de diversos municípios da região, como Ernestina, Ibirapuitã, Soledade e Passo Fundo.

Na ocasião foram sanadas dúvidas e apresentadas a diretrizes para a elaboração do CAR da maneira correta. O Cadastro Ambiental Rural é um registro eletrônico obrigatório para todos imóveis rurais que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes a situação das Áreas de preservação Permanente – APP — das áreas de reserva legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país

Dois anos depois da aprovação do Código Florestal, o governo lançou as regras para inscrição no CAR. Entre outras funções, o registro eletrônico vai integrar informações das propriedades e servir como base de dados para monitorar e controlar o desmatamento. O país tem no total cerca de 5,5 milhões de propriedades rurais. A partir de agora, todas serão obrigadas a fazer o chamado Cadastro Ambiental Rural. O CAR está previsto no Código Florestal, que completa três anos neste mês de outubro.

 

“O Cadastro Ambiental Rural só pode ser feito pelo computador. O produtor entra na página do CAR na internet (www.car.gov.br) e baixa o programa. Aí ele preenche os dados pessoais e da propriedade e o próprio sistema fornece as imagens de satélite do imóvel rural. Explica que, em cima da imagem de satélite, o proprietário deverá marcar qual a situação do sítio ou fazenda. “O produtor irá desenhar o seu imóvel rural, indicar suas áreas de reserva legal, o curso d`água existente em sua propriedade ou posse, a eventual existência de uma estrada e o sistema irá calcular automaticamente as áreas de preservação permanente e as áreas a serem recuperadas”, explicou Osvaldo Santos Lima servidor da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Tio Hugo. 


Notícias Semelhantes
Tio Hugo/RS
Rua Venezuela, 285 - CEP: 99345-000
Telefone: (54) 3338-9167
E-mail: gabinete@tiohugo.rs.gov.br
Expediente:
8:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00