25 de agosto de 2015 as 11:27 / Geral

Secretaria de Desenvolvimento participa do I Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento

A agente de desenvolvimento da secretaria municipal de Desenvolvimento, Adriana Scharlau Muller e a secretária de Desenvolvimento, Denir Mühl participaram na primeira semana de agosto do I Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento.

O evento que foi realizado em Porto Alegre contou com a participação do Agente de Desenvolvimento do estado de Minas Gerais Sr Marcos Fabio, que ministrou uma palestra sobre o tema: “Atores do Desenvolvimento: Oportunidades e Ameaças”. Dentre os assuntos abordados na palestra Marcos destacou a importância do papel dos agentes em seus municípios, bem como, a busca de oportunidades e iniciativa para a obtenção de resultados satisfatórios no que tange o desenvolvimento de cada municipalidade.

De acordo com o apresentado na palestra o Agente de Desenvolvimento (AD) é o articulador e mobilizador da aplicação da Lei Geral no Município. Sua principal função é promover ações concretas que visem fortalece o segmento das micro e pequenas empresas. A AD de Tio Hugo, Adriana Scharlau Muller ressalta que no Estado do Rio Grande do Sul cerca de 40% dos municípios possuem a Lei Geral Implementada e Agente de Desenvolvimento nomeado por portaria. “Em Tio Hugo já recebemos o selo “Prefeitura Empreendedora” graças as iniciativas e programas que executamos em prol do desenvolvimento. Nós Agentes de Desenvolvimento participamos frequentemente de capacitações, reuniões, missões técnicas e encontros regionais, onde a partir da troca de experiências cada agente pode levar para seu município a experiência e ideia de projetos que foram implantados em outras cidades, e isso é muito importante para execurtamos um bom trabalho”, explicou Adriana.

Na sequencia a consultora do Sebrae Tangriane Santos, ainda explanou sobre o IX Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor cujas inscrições poderão ser realizadas até o dia 30 de novembro. Ao final do encontro foi realizado o lançamento oficial do movimento “Compre do Pequeno Negócio”, esta mobilização vai ocorrer no dia 05 de Outubro, sendo que neste dia as prefeituras serão desafiadas a realizarem licitações (pregões presenciais) somente com micro e pequenos empresários locais.