26 de maio de 2014 as 10:06 / Administração, Planejamento e Finanças, Geral

Uma nova realidade para os municípios foi pauta da XVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

O vice-prefeito de Tio Hugo, Gilso Paz, participou na Capital Federal  nos dias 12, 13, 14 e 15 de maio, da XVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Gilso foi acompanhado do vereador tio-huguense, Elio Padilha.  Na pauta municipalista discutida durante a Marcha foram elencados cinco projetos prioritários, que buscam fortalecer os municípios brasileiros do ponto de vista financeiro, afastando-os da crise que assola as municipalidades. Dentre eles destacam-se o aumento do Fundo de Participação dos Municípios – FPM para 2%, Compensação e reposição de perdas de recursos devido às desonerações, ISS- Leasing Cartões de Credito, encontro de contas da previdência e Redistribuição dos Royalties de Petróleo e Gás.

As pautas municipalistas debatidas no evento tinham como objetivo principal reivindicar aos poderes Executivo e Legislativo Federal alternativas ou uma postura diferente em relação a situação financeira dos municípios brasileiros, que viram grande parte de sua arrecadação diminuir drasticamente nos últimos anos. De acordo com Gilso Paz, os municípios são entes da federação e estão diretamente expostos aos anseios dos cidadãos; é nos municípios que as pessoas cobram dos gestores ações imediatas com finalidade de resolverem questões voltadas à saúde pública, educação, assistenciais e tantas outras, que fazem parte do rol de atividades desempenhadas pelas administrações públicas municipais, essas que na maioria das vezes não recebem o aporte financeiro necessário para custear todas as despesas geradas. “A administração municipal de Tio Hugo trabalha de forma intensa para oferecer aos cidadãos um município melhor, em diversas esferas. No entanto, para oferecermos atendimento médico de qualidade, transporte escolar gratuito, um sistema de educação qualificado, infra-estrutura urbana e rural em boas condições, temos que investir, e o que o Governo Federal repassa aos municípios é insuficiente, ou seja, as municipalidades gastam mais do que arrecadam, e é nesse ponto que solicitamos alternativas para mudar esse cenário”, destacou.

Durante o período que esteve em Brasília, Gilso Paz, esteve em reunião com os parlamentares Giovani Cherini, e Enio Bassi, com o intuito de agilizar a liberação de recursos referentes às emendas parlamentares indicadas pelos dois deputados, visto que os recursos serão investidos em infra-estrutura urbana, como por exemplo, pavimentação de ruas e passeios públicos. “Esses investimentos buscam promover acima de tudo ações de melhoria das condições de mobilidade urbana, que oferecerá mais segurança e conforto tanto para veículos como também aos pedestres. Além dessas agendas também estivemos junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, reivindicando a liberação de recursos para investimentos no meio rural, levando em consideração a relevância de promover projetos com finalidade de manter a permanência das famílias e jovens no meio rural” finalizou o vice-prefeito Gilso Paz.