A Unidade Básica de Saúde de Tio Hugo (UBS) está em fase de implantação do prontuário eletrônico. Na última semana, técnicos e agentes do Estado estiveram na UBS para agilizar a implantação do novo sistema e capacitar os funcionários.
De acordo com o secretário de Saúde, Lúcio Bruinsma, todos os munícipes devem ir até o Posto de Saúde trazendo consigo RG ou CPF, comprovante de residência e o cartão do SUS, com estes documentos será feito o cadastramento. O secretário lembra que não há prazo para ser efetuado, mas quanto antes as pessoas procurarem a UBS agilizará os serviços.
Entenda o prontuário eletrônico
As UBSs de todo o Brasil estão sendo informatizadas, para que o prontuário eletrônico do paciente esteja on-line, em rede, com todas as unidades no momento da consulta, disponibilizando o histórico completo de atendimento.
A novidade agora é que o sistema a ser implantado é um software público, desenvolvido para o SUS pelo Ministério da Saúde, que vai unificar os serviços no RS inicialmente nas UBS e, posteriormente, nos hospitais.
A informatização também traz a vantagem de emitir sinais de alerta em casos de interações medicamentosas que apresentem riscos ao paciente, e de faltosos ao tratamento e acompanhamento, como gestantes e hipertensos. O prontuário traz ainda dados das visitas domiciliares, inseridos pelos agentes comunitários, do Programa de Saúde da Família.