Acesso a cidades e duplicação da BR386 foram discutidas em reunião realizada em Frederico Westphalem
Na última sexta feira, 23, foi realizada na Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen uma reunião para discutir a duplicação da BR-386. Coordenada pelo presidente da comissão pró-duplicação da rodovia, José Luiz Cenci, e pelo prefeito de Tio Hugo e presidente da AMASBI, Verno Aldair Müller, a audiência tinha como objetivo discutir e acompanhar o processo de elaboração do EVTEA – Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental, que já está licitado e que será executado pela STE engenharia de Canoas, além dos projetos de acessibilidade nos municípios com ligação direta e indireta com a rodovia, que é o caso de Tio Hugo.
O encontro contou com a participação de um grande número de prefeitos e lideranças de municípios que são cortados e que possuem ligação indireta com a rodovia. Depois de discutidos detalhes, especialmente com relação à necessidade da união de todas as forças políticas e empresariais, ficou definido que os municípios devem enviar para a sede da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop) as necessidades de cada cidade, como construção de pontes, trevos, perimetrais, passarelas, entre outros aspectos, até o dia 10 de setembro. Este documento será encaminhado ao Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), que articulará o estudo até o dia 15 de setembro.
O prefeito de Tio Hugo Verno Müller, afirma que essas reuniões estudam alternativas para melhorar o fluxo urbano em cidades cortadas pela BR-386, que é umas das vias mais movimentadas do estado. “Essa rodovia atravessa o nosso município, por isso buscamos de forma efetiva, alternativas que possam melhora a acessibilidade na área urbana, garantindo mais segurança aos munícipes que a atravessam diariamente, e aos que transitam pela rodovia”, pontuou.
Ainda segundo o prefeito, essas reuniões acompanham de perto os trabalhos inicias para a duplicação da rodovia, cobrando agilidade nos processos. “Cerca de 48% dos municípios do Rio Grande do Sul, possuem ligação direta e indireta com a BR-386, por isso que esta obra de duplicação é extremamente importante para o desenvolvimento e escoamento da produção do estado”, finalizou Verno