25 de março de 2013 as 14:11 / Geral, Governo Municipal

BR 386: O sonho mais próximo da realidade

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, anunciou o lançamento de edital para a realização de estudos de impacto ambiental, impacto sócio-econômico e de projeto de engenharia para a duplicação da BR-386 no trecho entre os municípios de Estrela, Lajeado e Iraí.

Na tarde de terça-feira (19), a comunidade regional recebeu uma notícia positiva. A abertura do edital para a realização de estudos de impacto ambiental, impacto sócio-econômico e de projeto de engenharia para a duplicação da BR-386 – que deve ter lançamento na primeira quinzena de abril – foi anunciada.

Os trechos beneficiados, conforme o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, divulgou durante audiência com à bancada gaúcha, serão entre os municípios de Estrela, Lajeado e Iraí – passando por Carazinho e Tio Hugo.

O prefeito de Tio Hugo e presidente da Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí (Amasbi), Verno Müller, completa que o objetivo da reunião entre parlamentares e o Ministro foi para tratar de assuntos sobre logística no Rio Grande do Sul, e uma das principais pautas era o projeto de duplicação da BR 386.

Ele acrescenta que esta é uma luta antiga da comunidade regional, que há anos está mobilizada reivindicando a demanda. “Tivemos uma grande vitória em novembro do ano passado, com a inclusão do projeto de duplicação no orçamento da União, da rubrica de valores para a elaboração do estudo de impacto ambiental, impacto sócio-econômico e de projeto de engenharia. Essa conquista foi a duras penas, com mobilização”, argumenta o prefeito.

Para ele, essa é uma sensibilização da Bancada Federal Gaúcha, que entenderam a real necessidade da obra para todo o Norte do Estado. “Este é um pleito de nível Estadual. Esse processo se iniciou a cerca de três anos com a primeira mobilização. Surgiu todo um trabalho das associações de municípios e dos prefeitos que chamaram os deputados para os debates. Tivemos também a participação efetiva dos transportadores de cargas, dos agricultores, das cooperativas, dos Coredes e das universidades”, conta Muller.

Mesmo com a notícia de que o estudo irá ocorrer, a duplicação efetiva deve demorar a ocorrer. Mas o prefeito de Tio Hugo lembra que as autoridades não podem esmorecer, que só com força política a obra vai sair da promessa. “São passos lentos e morosos vamos seguir brigando por essa demanda. A obra já está esperando há 40 anos”, expressa.

Müller lidera, junto com outros prefeitos e lideranças, uma Comissão Pró-Duplicação da BR 386. “Com o apoio dos deputados Estaduais, na Assembleia Gaúcha se criou a Assembleia Legislativa se criou a Frente Parlamentar visando a realização da obra. Em 5 de outubro de 2011, eu representei essa comissão na primeira grande audiência pública em Brasília, e a partir desse encontro houve a sensibilização de todos os deputados”, lembra.

Após o esforço político conjunto, um ano depois, a Bancada Federal Gaúcha apontou a inclusão da Duplicação da BR 386, para estar entre os 20 projetos de importância para o Estado do Rio Grande do Sul. “Em 2013, já tendo a rubrica dentro do DNIT, na terça-feira (19), recebemos a notícia da abertura do edital para a realização de estudos de impacto ambiental, impacto socioeconômico e de projeto de engenharia para a duplicação da BR-386”, comemora Müller.

Mobilização parlamentar

Entre os deputados federais da bancada gaúcha que participaram da reunião estava o ex-secretário de Infraestrutura e Logística do Rio Grande do Sul, Beto Albuquerque, líder do PSB na Câmara. Ele se pronunciou dizendo que sempre apoiou os movimentos pela conclusão da duplicação da rodovia, por se tratar de uma BR extremamente importante para o desenvolvimento do Estado, conhecida como Estrada da Produção. “É uma obra não só da região, mas de todos os gaúchos”, afirmou Albuquerque.

“Esta é uma antiga reivindicação, pleiteada há cerca de três anos, e que tem sido pauta recorrente dos parlamentares gaúchos no Congresso Nacional. A 386 é uma das mais importantes rodovias e que corta o Estado de ponta a ponta, tendo um grande fluxo de veículos e de caminhões de carga por onde passa grande parte da produção agrícola do Rio Grande do Sul”, acrescentou o parlamentar, afirmando que a estimativa é que faltam cerca de 400 quilômetros para que a BR-386 fique completamente duplicada. “Hoje esta estrada é considerada saturada e nela têm ocorrido inúmeros acidentes com mortes. O cálculo é de que para a elaboração dos estudos pleiteados pela bancada gaúcha serão necessários cerca de R$ 500 mil, e outros R$ 10 milhões para o projeto de engenharia”, concluiu Albuquerque.

Carazinho na rota da duplicação

O prefeito de Carazinho, Renato Süss, diz que há muito tempo o município espera por essa duplicação. “Quando assinaram os contratos dos pedágios, ficou no ar que essa duplicação aconteceria através da arrecadação da taxa. Desde essa época tem a conversa de que tudo isso vai ser duplicado, mas até agora ficamos na esperança”

Süss se mostra cético e diz que só vai acreditar realmente na viabilização da obra quando as máquinas estiverem fazendo seu trabalho. “A necessidade de duplicação é para ontem, pois essa região do Estado é muito forte na produção de grãos. Os governos deveriam agir mais rapidamente”, conclui o mandatário.