Máscara Roxa: Não à violência doméstica
As regiões do Planalto, Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí aderiram a campanha “Máscara Roxa”, que estimula a denúncia de violência doméstica em farmácias. A partir de agora as farmácias poderão aderir a iniciativa obtendo o selo “Farmácia Amiga das Mulheres”, o qual será identificado pelas vítimas. Os atendentes de farmácias receberão capacitação online para a realização do procedimento garantindo a segurança da vítima.
As farmácias interessadas em aderir a esta campanha deverão entrar em contato através do número 51 99199-3641 (Com atendimento via whatsapp) ou pelo email: comite.gaucho.elesporelas@gmail.com. A adesão é simples, sem burocracia, bem como o treinamento que é enviado através de vídeo.
❓ Como funciona?
Ao chegar na farmácia a mulher deve pedir a máscara roxa, que é a senha para que o atendente saiba que se trata de um pedido de ajuda. O profissional dirá que o produto está em falta e pegará alguns dados para avisá-la quando chegar. Após, o atendente da farmácia passará à Polícia Civil as informações coletadas, via WhatsApp, para que o órgão tome as medidas necessárias.
A campanha foi motivada pelo aumento de casos de feminicídios no estado durante o período de isolamento, decorrente da pandemia do coronavírus. Nos meses de março, abril e maio 28 mulheres foram assassinadas por questões de gênero, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Somente em abril, o aumento foi de 66,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. Ao todo, de janeiro a junho deste ano, 51 mulheres morreram vítimas de feminicídio no estado.
A ação foi criada pelo Comitê Gaúcho Eles Por Elas, da ONU Mulheres.