13 de março de 2019 as 16:00 / Agricultura e Meio Ambiente

Tio Hugo desenvolve projeto de preservação de abelhas nativas sem ferrão

Um projeto desenvolvido pelo engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Tio Hugo, Osvaldo Lima, tem como intuito alertar sobre a importância da preservação das abelhas. O ponto de partida da iniciativa se deu através da instalação de meliponários (Local de produção de mel com abelhas sem ferrão) em algumas residências do município. Esses locais possuem produção constante de mel, que pode ser consumido pelas famílias e até mesmo se tornar fonte de renda a partir da venda do produto.

A expansão deste projeto inédito se deu com a instalação de duas caixas com abelhas sem ferrão na escola municipal Antonio Parreiras de Tio Hugo. Além disso, Osvaldo Lima ministra palestras nas escolas para alertar sobre a importância da preservação das abelhas, que possuem papel fundamental na polinização e equilíbrio ambiental. “Deixamos claro para os alunos que há uma redução constante na população de abelhas em virtude da utilização de defensivos agrícolas em lavouras, e isso é muito prejudicial para a natureza, uma vez que as abelhas são responsáveis pela polinização que garante a estabilidade produtiva da flora”, explicou.

O engenheiro agrônomo ressalta que a escola Antonio Parreiras é a primeira escola de todo o estado do Rio Grande do Sul a receber um meliponário. “As abelhas sem ferrão não apresentam nenhum risco, inclusive os alunos puderam manusear as caixas e provar o mel produzido por elas. Além do ponto de vista ambiental, a meliponicultura serve como uma renda extra para muitas famílias que vendem mel”, disse Osvaldo.

A ideia do projeto é implantar meliponários em escolas e também em locais públicos, como praças, aumentando consequentemente a população de abelhas no município e incentivando as pessoas a adotarem a meliponicultura na sua propriedade. “Alguns moradores de Tio Hugo já possuem em sua casa a criação de abelhas sem ferrão, de espécies como Jataí e Mirim. Ao todo existem mais de 300 espécies de abelhas com essa característica, e elas fazem um trabalho muito efetivo de polinização”, relatou.

O projeto é realizado em parceria com a Ascar-Emater (escritório de Tio Hugo) através do extencionista Claudio Carvalho. A execução dessas atividades nas escolas propõe o incentivo para que os estudantes criem a consciência sobre a importância da proteção e preservação das abelhas. O desenvolvimento de atividades didáticas e práticas incentivam os alunos a adotar essa iniciativa em suas residências.

Osvaldo utiliza uma frase de Albert Einstein, um dos maiores físicos e cientistas da história, que via as abelhas como peça fundamental para a manutenção da vida na terra.

“Se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana.” Albert Einstein.