14 de setembro de 2018 as 11:05 / Administração, Planejamento e Finanças

Município celebra convênio com abrigo de Não Me Toque

O prefeito de Tio Hugo, Gilso Paz, assinou na tarde da quarta feira 12 de setembro o convênio de mútua colaboração para atender a demanda de acolhimento de crianças e adolescentes, celebrado entre os municípios de Tio Hugo, Victor Graeff com o Abrigo Institucional de Não Me Toque. A assinatura do documento aconteceu na prefeitura de Não Me Toque, e contou com a presença do prefeito do município, Pedro Paulo Falcão da Rosa, do prefeito de Victor Graeff Claudio Alflen, das secretárias, Noeli Machry e Maria Malaquias, da procuradora Patrícia Huppes e da psicóloga e coordenadora do abrigo, Débora Pilger.

Não-Me-Toque é referência na região do Alto Jacuí por ser o único município que possui um Abrigo Institucional com sede própria e em pleno funcionamento, atendendo jovens de ambos os sexos, na faixa etária de 0 a 18 anos, contando com uma equipe técnica formada por Psicólogo, Assistente Social e quatro cuidadoras. Com este convênio, os Municípios de Victor Graeff e Tio Hugo terão cada um uma vaga junto ao Abrigo, auxiliando na manutenção e melhoria deste.

O abrigo:

Foi fundado em 2013 pela Administração Municipal de Não Me Toque afim de acolher temporariamente crianças ou adolescentes que passaram por alguma situação de ameaça ou violação de direitos, maus tratos, negligência, violência física e psicológica, abandono, violência sexual, vínculos fragilizados e/ou rompidos. O acolhimento institucional é uma medida provisória e excepcional, utilizada como forma de transição para reintegração familiar ou, não sendo esta possível, para colocação em família substituta, não implicando privação de liberdade. Visa prestar serviços condizentes com as necessidades físicas e psicossociais de cada indivíduo acolhido, trabalhando o desenvolvimento gradativo de autonomia, bem como preservar e fortalecer vínculos com a família de origem e extensa.

Fonte: Prefeitura de Não Me Toque *