02 de julho de 2018 as 14:52 / Educação, Cultura, Esporte e Lazer

Região participa de importante seminário em Victor Graeff

Victor Graeff sediou no dia 22 de junho, o seminário “Governança, Cultura e Turismo: Desafio dos Gaúchos”. As servidoras públicas de Tio Hugo, Denir Mühl e Maristela Delazeri Dalbosco participaram do evento que foi realizado pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – FAMURS, em parceria com a Confederação Nacional de Municípios – CNM, COMAJA – Rota das Terras Encantadas, Associação dos Municípios do Alto Jacuí – AMAJA, e Prefeitura Municipal de Victor Graeff.

Mais de 150 pessoas acompanharam a programação no Centro de Eventos Ivar José Roesler, entre elas a presença do Presidente da Confederação Nacional de Municípios – CNM, Glademir Aroldi. As atividades foram iniciadas com uma palestra do ex-prefeito de Gramado, Nestor Tissot, que a partir do tema “Gramado: um case de sucesso”, apresentou o desenvolvimento do município nos mais diversos segmentos do turismo. Tissot destacou que Gramado foi se planejando ao longo do tempo, e hoje realiza anualmente mais de 250 eventos, que consequentemente atraem turistas o ano todo ao município.

Os programas oferecidos para liberação de recursos em prol do desenvolvimento da atividade turística, foi um dos assuntos abordados na palestra do Diretor de Turismo da FAMURS, Mário Ribas do Nascimento. Além de apresentar as “Políticas Públicas e Financiamento do Turismo”, destacando programas como Pró-Turismo RS e Prodetur + Turismo, Mário também falou sobre o projeto “Mundo Gaúcho”, que integra diversas opções de turismo cultural no Mercosul, e sobre o tema “Município: governança indispensável para o desenvolvimento do turismo”. Ainda durante a programação do seminário, a Turismóloga e Diretora de Turismo da Rota das Terras Encantadas, Carolina Lopes de Borba, fez o lançamento do programa “Viajando Pela Rota”. Uma ação que será realizada nas escolas dos 16 municípios consorciados à Rota, visando trabalhar a temática turismo com alunos do 4º ano. As inscrições iniciam no próximo dia 2 e vão até 31 de julho.

**Contribuição – Assessoria de Imprensa Comaja