Nesta quarta feira dia 27 de junho será realizado em todo o país o Dia do Desafio 2018. O evento que aconteceria no final de maio foi transferido em virtude da paralisação dos caminhoneiros. Neste ano Tio Hugo com aproximadamente 2.800 habitantes irá duelar com a cidade de Cristal do Sul que possui cerca de 2.900 habitantes e fica localizada na região norte do estado, próxima a Frederico Westphalen. O objetivo é mobilizar o maior número de pessoas possíveis para que realizem atividades físicas, quem registrar os maiores números de envolvimento da comunidade vence o duelo.

A SMECEL possui um planejamento que será executado na quarta feira, e que terá como objetivo mobilizar toda a comunidade, desde os estabelecimentos comerciais até as escolas e demais instituições do município. Tio Hugo possui boa estrutura para a prática da atividade física; já que os cidadãos contam com quatro academias ao ar livre espalhadas pela cidade, bem como ginásios que comportam diversas modalidades esportivas. A expectativa para 2018 é superar os números do ano passado. Em 2017 887 pessoas participaram do Dia do Desafio, cerca de 32,56 % da  população tio-huguense.