O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) de Tio Hugo reuniu-se no dia 28 de outubro de 2025 para definir a relação dos beneficiários locais do Programa de Recuperação Socioprodutiva, Ambiental e Incremento da Resiliência Climática da Agricultura Familiar Gaúcha – Operação Terra Forte.
O Chefe do Escritório Municipal da Emater Cláudio Carvalho dos Santos apresentou o escopo do programa, os critérios de habilitação e o número de vagas destinadas ao município: 18 titulares e 4 suplentes. A seleção seguiu critérios técnicos previstos no Manual Operativo, como: necessidade de recuperação de solo; protagonismo jovem e feminino na gestão da propriedade; residência da família na unidade produtiva; disposição para adotar tecnologias e cumprir contrapartidas; e descentralização territorial.
Após análise, o Conselho deliberou a distribuição das vagas conforme as principais cadeias produtivas desenvolvida no município. As decisões priorizaram atividades com maior relevância econômica e potencial de difusão tecnológica no município.
O presidente do Conselho, Gerson Pereira, destacou a importância do Programa: “Não é apenas um programa de apoio emergencial, mas sim uma política pública estruturante que visa transformar a realidade das propriedades beneficiadas com o recurso, fortalecendo a agricultura familiar.”
A seleção reforça o compromisso do Município em apoiar as famílias rurais e valorizar a agricultura familiar como base da economia local.
Conforme Lei Estadual nº 16.308/2025 e regulamentado pelo Decreto Estadual nº 58.340/2025, segue lista de beneficiários, selecionados pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – CMDR do município de Tio Hugo/RS para divulgação e prazo para recurso.
Vagas para Tio Hugo: 18 beneficiários titulares e 4 suplentes.
Prazo para recurso: de 03 a 07 de novembro de 2025, junto a EMATER/RS – ASCAR.

                        