09 de maio de 2024 as 13:57 / Administração, Planejamento e Finanças

Tio Hugo envia voluntários e equipamentos para auxiliar na limpeza de Muçum

O Município de Tio Hugo enviou uma força tarefa para auxiliar na limpeza do município gaúcho de Muçum, no Vale do Taquari. Além de uma equipe formada por servidores públicos municipais e voluntários tio-huguenses, foi enviado duas retroescavadeiras e dois caminhões caçamba, que atuaram na limpeza e remoção do lodo que predomina nas áreas afetadas pela grande enxurrada da última semana.
De acordo com o prefeito Gilso Paz, a Administração Municipal de Tio Hugo, enviou um projeto de Lei para a Câmara de Vereadores, que autoriza o município a enviar essa ajuda tão necessária para essas áreas que sofrem com a terceira inundação em um período de menos de um ano. “Prontamente os parlamentares tio-huguenses aprovaram este projeto tão importante. Nosso intuito é ajudar, uma vez que a nossa estrutura no momento permite que façamos isso. Nos solidarizamos com todas as pessoas e cidades afetadas por essa catástrofe”, disse o prefeito.
O vice-prefeito Geder Follmer participou desta primeira força tarefa em Muçum. Conforme relato, o trabalho neste momento é intenso, com a utilização de ferramentas como enxadas e pá para remover a parte mais raza da lama. Em alguns casos, o trabalho pode ser feito apenas com máquinas como retroescavadeiras e pá carregaeiras. “A situação é crítica, e o cenário nestas cidades é desolador. Neste primeiro momento o trabalho está focado na remoção da grande quantidade de lodo que atingiu a cidade. O trabalho é pesado e ainda tem muita coisa para ser feita”, reitera Geder.
O Poder Executivo Municipal já organiza um novo cronograma, onde novos grupos de voluntários serão enviados para auxiliar na limpeza de locais atingidos pela inundação. No entanto, diante da previsão de chuva para os próximos dias, o planejamento será refeito. “Vamos esperar o tempo melhorar novamente, e assim que for possível enviaremos uma nova força tarefa, com pessoas e equipamentos para ajudar alguns dos nossos irmãos gaúchos que tanto estão sofrendo. Se todo mundo que tiver condições, ajudar um pouco, podemos fazer uma grande diferença na vida daqueles que precisam”, enfatizou Gilso.
O prefeito em nome de toda a comunidade de Tio Hugo agradece aos voluntários e servidores públicos que se disponibilizaram para participar desta força tarefa. Ajudar o próximo é um gesto que merece ser valorizado, sempre.