26 de março de 2024 as 16:58 / Agricultura e Meio Ambiente

SIM – Serviço de Inspeção Municipal de Tio Hugo passa orientações sobre o consumo de peixes com o selo de inspeção

O SIM – Serviço de Inspeção Municipal orienta a população sobre a importância de consumir peixes com selo de inspeção. É ele que garante a segurança dos alimentos ao indicar que esse foi manipulado de maneira correta e que atende os critérios exigidos pela legislação.
Os pescados são alimentos saudáveis, porém altamente perecíveis, por isso é preciso prestar atenção na hora da compra para saber se a qualidade está adequada ao consumo.
Pescado fresco: sua conservação é feita com gelo ou por meio de balcões refrigerados, a uma temperatura em torno -2°C e 2°C.
🐟 O peixe fresco deve apresentar:
– superfície do corpo limpa, úmida, com brilho metálico, sem qualquer tipo de pigmentação estranha;
– escamas firmes e bem aderidas à pele;
– olhos brilhantes e convexos (salientes), ocupando toda a cavidade orbitária;
– guelras com coloração que varia de rosa a vermelho intenso, úmidas, brilhantes e sem viscosidade;
– musculatura firme, elástica
– abdômen firme, não deixa impressão duradoura (ou seja, não deixa marcas) à pressão dos dedos do manipulador;
– odor próprio, caraterístico da espécie.
🐠 Pescado congelado: é submetido industrialmente a temperaturas inferiores a – 25° C e depois mantido a temperaturas inferiores a -15° C. Geralmente é comercializado congelado, filetado ou em postas.
Também é importante ressaltar que os produtos devem apresentar informações obrigatórias de rotulagem como: denominação de venda, tipo do pescado, ingredientes, identificação da origem/fabricante, peso líquido, data de embalagem, lote e prazo de validade, forma de conservação e informação nutricional. As embalagens devem trazer ainda os selos do serviço de inspeção federal (SIF), estadual (SIE) ou municipal (SIM).
FONTE e FOTO: Secretaria do Estado do Rio Grande do Sul e CRMV-RS